Isso é uma dúvida que várias pessoas têm, ou pior, pensam que é a mesma coisa. Qual a diferença entre hibernação e modo de espera sendo que ambos fazem a máquina economizar energia? Embora tenham o mesmo objetivo o funcionamento é diferente, vamos então descobrir neste artigo como funciona cada um.
Primeiramente, vamos entender como surgiu a idéia de economizar energia em computadores. A Energy Star é um padrão internacional para os produtos de consumo energético com eficiência originadas nos Estados Unidos da América. Ele foi criado como um programa de governo americano (Agência de Proteção Ambiental) durante os anos 90 na tentativa de reduzir o consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa por usinas de energia. A Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Taiwan e União Européia também adotaram o programa. Dispositivos que levam o logotipo da Energy Star, tais como produtos de informática e periféricos, aparelhos de cozinha, edifícios e outros produtos, geralmente usam 20% à 30% menos energia do que o exigido pelas normas federais. Tal padronização levou os fabricantes de monitores, fontes, placas-mãe, processadores e memória a adaptarem seus produtos para esse nova tendência mundial, o que podemos chamar de "Green computing" ou "Tecnologia da Informação Verde" (TI Green).
Voltando ao enfoque do artigo, os computadores desde a época do Pentium 1 tinham propriedades de gerenciar o consumo elétrico, o que poderia ser configurado no Setup da máquina na opção "Power Management". No Windows, este recurso foi adotado a partir doWindows 95 onde é possível fazer com que alguns dispositivos desligassem parcialmente, como por exemplo o monitor. Com o tempo, os recursos de economia de energia ficaram mais eficientes e aprimorados.
Hoje em dia, temos o recurso de entrar em Modo de Espera (ou StandBy ou de Suspensão). Neste modo a máquina é desligada parcialmente (o monitor, a interface de video e o HD) enquanto a memória RAM fica ativa com todo seu conteúdo. A vantagem deste modo é o rápido retorno ao modo normal de trabalho sem a necessidade de realizar um novo boot no Windows, além de economizar energia. A desvantagem é o risco de perder os dados que estão na memória, isso se você trabalhar com um portátil (notebook e netbook), se você deixar em modo de espera e esquecer dele a bateria será totalmente consumida e os dados serão perdidos uma vez que nada foi salvo. Para deixar seu Windows em modo de espera você pode usar a opção "Suspender" que se encontra no Menu Iniciar do Windows.
O modo de Hibernação é um estado de economia de energia projetado principalmente para os portáteis. Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador. De todos os estados de economia de energia usados pelo Windows, a hibernação é a que consome menos energia. A grande desvantagem é o fato de ele consumir uma boa parte do espaço livre do seu HD para poder gravar os dados que estavam na RAM e também o seu carregamento para o modo normal é muito mais demorado que o modo de espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário