domingo, 24 de junho de 2012

CONHEÇA ALGUMAS NOVIDADES DO WINDOWS 8



Conforme tópico do fórum deste ilustre site, prometi que iria fazer um artigo sobre o novo Microsoft Windows 8. Graças a ajuda de meus amigos (em especial o usuário Dinho, que disponibilizou o link do software para o teste) vou apresentar alguns shots das novidades do Windows 8. O "test-drive" é do Windows 8 Consumer Preview, cópia de avaliação, construção 8250, 32 bits no idioma inglês. Ele foi instalado e testado em uma máquina virtual, o Oracle Virtual Box versão 4.1.8.
No link abaixo você pode baixar a imagem ISO do DVD de instalação do Windows 8 (2.5 GB):

E aqui o link do Oracle Virtual Box 4.1.8 caso queira baixar e instalar o Windows 8 na máquina virtual (89.7 MB):

Se você optar em gravar no DVD a imagem será necessário um software do tipo Nero Burning ou outro semelhante para criar o CD de instalação do Windows 8.
Ok, agora vou mostrar toda operação começando da instalação. Daqui, estou considerando que você já tenha instalado o Virtual Box.

Configurando a máquina virtual
No Virtual Box, foi criado uma máquina virtual com as seguintes configurações:
- memória de 1 GB
- ativado suporte para usar 2 núcleos do processador
- ativados os recursos de virtualização (AMD-V), PAE/NX e Paginação Aninhada
- chipset PIIX3 com IO APIC habilitado
- 64 MB de video, aceleração 3D e de video 2D ativadas
- controladora SATA com AHCI ativado, cache de I/O do hospedeiro ativado
- disco rígido virtual de 20 GB, SSD ativado
- controladora IDE ativado, DVD virtual configurado como primário mestre
- áudio desabilitado (optei em não ativar já que não será relevante, mas fica a seu critério ativar)
- rede habilitada usando NAT
- porta serial desativada
- controladora USB 2.0 ativada
- nenhuma pasta compartilhada
Na opção "Sistema" e na guia "Placa-Mãe" configurei a sequência de boot como primeiro dispositivo "DVD" e segundo "Disco Rígido".
Nota: a priori tentei usar o DVD virtual como SATA e deu erro na primeira tela da instalação do Windows, já no modo IDE curiosamente não deu problemas.

Instalando o Windows 8
Como o arquivo baixado está no formato ISO facilitou a tarefa mais ainda. Através do Virtual Box emulei este arquivo como um "DVD de instalação já gravado". Execute a máquina virtual, menu Dispositivos, opção "Dispositivos CD/DVD", "Selecione um arquivo CD/DVD virtual...". Abra o diretório onde se encontra o arquivo baixado, assim que localizado selecione-o e clique em "Abrir". TecleHost+R (emula o reset na máquina virtual). O programa de instalação será carregado.

A principio, fiz uma instalação padrão, ou seja, não mudei nenhuma opção. Cliquei em "Next" e depois em "Install Now". Na próxima tela já aparece algo diferente se comparado no Windows 7, ele pede o serial de instalação. Ai você pergunta: "E daí? No Windows 7 também pede". Nesta versão você não pode deixar em branco como no Windows 7, é obrigatório você informar o serial. Na próxima tela, a famosa tela dos termos de licensa que ninguém lê e todos por livre e espontânea pressão concordam. Marque a caixa "I accept the license terms" e clique em "Next".

Na próxima tela você deve escolher a forma de instalação: "Upgrade" se quiser somente atualizar ou "Custom" se quiser fazer uma instalação do "zero". Escolha "Custom". A seguir a tela de particionamento do HD, exatamente a mesma coisa do Windows 7, no caso usei todo o espaço do HD virtual, simplesmente cliquei em "Next".

A partir deste ponto agora o trabalho é do Windows, ele vai começar a instalação propriamente dita. Uma vez terminado toda a cópia dos arquivos ele reiniciará automaticamente.

Após reiniciar, vai chegar um momento que ele vai pedir para você escolher uma cor de fundo e um nome para seu computador. Use as barra deslizante para escolher a cor. Digite na caixa para dar um nome do computador. Quando terminado clique em "Next".

Na próxima tela você deve escolher como vai configurar os ajustes do Windows. Você pode optar por "Express settings" para deixar o Windows configurar para você ou "Customize" se você quiser personalizar do seu jeito.

Depois ele pergunta se você quer cadastrar seu email em uma conta da Microsoft. Fica a seu critério. Se não desejar inscrever clique em "Don't want to sign in with a Microsoft account?".

Ele vai te oferecer duas formas de criar um conta: pela própria Microsoft ou por uma conta local, escolha "Local account".

Digite um nome de usuário. Se quiser coloque uma senha para proteger sua conta e uma dica para lembrar dela. Clique em "Finish" para finalizar a instalação.

Explorando as novidades
De cara ao iniciar o Windows 8 nota-se uma grande diferença. O "Iniciar" é todo voltado para o menu de metro, que é o estilo de menu usado nos tablets. Com certeza, se o monitor fosse do tipo "touch screen" a tela "rolaria" para o lado e se você tocasse nos botões ele abriria o item correspondente.

Se você clicar no botão "Desktop" ai sim vai aparecer o conhecido Desktop do Windows. Repare que não existe mais o botão Menu Iniciar no canto inferior esquerdo da barra de ferramentas. Se você apertar a tecla Windows do teclado ele retornará na tela anterior.

Se você posicionar o ponteiro do mouse no canto inferior direito, próximo ao relógio, surgirá um painel mostrando alguns atalhos (Painel de Controle, Pesquisar, Compartilhar, Iniciar e Dispositivos).

Entrando no Painel de Controle (entrando em SettingsControl Panel) nota-se que não houve grandes mudanças. Apenas alguns ícones chamam a atenção, como por exemplo o recurso "Bitlocker Drive Encryption" que era somente disponível no Windows 7 Ultimate e Enterprise, o surgimento dos ícones "Language" e "Region" (no Windows 7 era apenas o ícone "Região e Idioma").

Outra novidade é o navegador Internet Explorer 10, que mais parece a interface do Google Chrome, pelo menos ficou com visual mais limpo, mas será que é tão eficiente quanto o Chrome ou Mozila Firefox?

E por ai vai pessoal, é lógico que tem muito mais coisas para falar do Windows 8, mas como isto foi uma versão prévia não posso tirar conclusões já que a Microsoft ainda não lançou oficialmente o Windows 8, acho que ainda tem muito "pano pra manga" e consertos para fazer. A questão é: será que a nova interface do Windows vai agradar os usuários de computadores desktop? Praticamente como notamos ele é voltado para os tablets, só o tempo dirá...



Nenhum comentário:

Postar um comentário