Confira o resultado da mistura entre o visual do Windows 8 e os recursos do Hotmail!
Desde o lançamento das primeiras prévias do Windows 8, a Microsoft tem surpreendido cada vez mais os usuários com um visual limpo e minimalista. Surpresa esta que agradou pela organização e acabou atraindo milhares de críticas pelo fim do menu Iniciar, pelo menos daquele conhecíamos desde o Windows 95.
Nesta semana a empresa trouxe uma nova surpresa para o público, uma versão totalmente online de seu cliente de e-mail Outlook. Como se isso já não bastasse (no bom sentido, é claro), o serviço surgiu com um visual totalmente inspirado no conceito Metro do Windows 8 e sem qualquer banner de propaganda. O resultado desta novidade você confere a seguir.
A Microsoft está de olho na liderança do mercado de webmail
Aparência muito boa
O visual do Outlook com certeza parece muito mais prático do que o presente no serviço Hotmail, da própria Microsoft. No entanto, ainda é dificil afirmar se isso aconteceu pela abordagem minimalista do estilo Metro ou pela ausência de propagandas ou por não ter a poluição visual causada pelos componentes que não usamos.
Compare o visual do Outlook (acima) com o do Hotmail (abaixo)
Junto com a simplicidade do visual, veio também uma sensação de que o serviço está bem mais rápido comparando com o Hotmail. Infelizmente a sensação passa quando clicamos para escrever uma nova mensagem ou até mesmo enviá-la, pois o serviço leva vários segundos para processar a requisição.
Superconectado
Ao observar que as pessoas passavam mais tempo se comunicando nas redes sociais do que enviando e-mails hoje em dia, a Microsoft decidiu oferecer a integração do Outlook online com o Facebook , Twitter e LinkedIn . Desta forma, é possível conferir os e-mails e ainda se comunicar com o pessoal que há tempos abandonou esta forma de comunicação.
Um recurso interessante, para quem decidir conectar o Outlook.com à conta do Facebook, é a sincronização automática dos dados dos contatos de sua lista com a rede social. Quando uma pessoa alterar o e-mail, telefone ou endereço no Facebook a sua lista de contato será atualizada automaticamente com os novos dados.
Outra boa notícia: o serviço também é capaz de pré-visualizar imagens e vídeos hospedados no YouTube , tal como o Gmail já faz a bastante tempo. Assim é possível conferir o conteúdo que o contato passou, sem ter de sair de sua conta de e-mail.
Integração
O Outlook.com segue também o novo conceito de integração adotado pela Microsoft em seu Microsoft Office 2013. Desta forma, ao receber um documento do Word, planilha do Excel ou apresentação do PowerPoint, o usuário pode visualizar e editar o conteúdo através da versão online das ferramentas da Microsoft. Chega de fazer o download para editar e depois anexar novamente, é só alterar no Skydrive e compartilhar no próprio e-mail.
É só clicar na opção "Exibir online" para ver o documento no navegador
Para o futuro, a empresa promete integrar o Outlook.com também ao Skype 5 , assim, será possível conversar com o contato por voz e vídeo direto do serviço de e-mails; tal como já acontece no batepapo do Facebook, ou deveria acontecer se não houvesse tantos bugs.
Edite seus documentos com a versão online das ferramentas do Office
Nem tudo é perfeito
Demora um pouco para se adaptar ao estilo Metro de ser, que faz os componentes visuais correrem de forma estranha pela tela para economizar espaço. Também ficou ruim a Microsoft desprezar totalmente sua própria rede de comunicação, o Windows Live Messenger (MSN) 2011 , em prol do batepapo do Facebook.
Demora um pouco para se adaptar ao jeito Metro do Outlook
Outro ponto que deixou a desejar foi o upload de anexos nos e-mails, que não informa o tempo restante para concluir o envio dos arquivos. Com isso, o usuário às vezes tem a impressão de que o processo simplesmente deu errado.
Para usar o Outlook.com
Para usar o novo serviço de e-mails da Microsoft, basta acessar o site www.outlook.com e fazer o login com a sua conta da Live; a mesma usada no Windows Live Messenger (MSN) 2011 ou Hotmail. Vale a pena lembrar que, ao fazer isso, todas as mensagens e conteúdo do Hotmail serão migrados automaticamente para o Outlook Online.
Caso não goste do serviço, basta clicar no símbolo da engrenagem no topo superior direito da tela e escolhera opção "Voltar para o Hotmail". Depois disto o acesso será feito normalmente pelo Hotmail. Tudo indica que a Microsoft acabará descartando o Hotmail no futuro, mas vale a pena esperar para ver se é realmente isso que vai acontecer.
É fácil voltar para o Hotmail padrão, caso você não se adapte
Fique atento ao convite da Microsoft para alterar seu e-mail da Live para algo como nome@outlook.com (conforme imagem abaixo), algumas pessoas tentaram e acabaram perdendo todo o conteúdo, conforme informações passadas na matéria do Superdownloads. Segundo a empresa, ao tomar esta decisão, o usuário teria todo o conteúdo da conta anterior migrado para uma subpasta do e-mail novo.
Cuidado com esta opção! Algumas pessoas encontraram problemas
Diante destes problemas, é recomendado apenas testar o serviço, deixando a migração total para quando a ferramenta estiver mais estável. Algo que não deve demorar muito para acontecer.
Para finalizar, é interessante citar o que parece ser uma alfinetada da Microsoft com relação ao serviço Gmail do Google, que exibe uma série de propagandas na tela com base no conteúdo dos e-mails lidos pelo usuário. Em uma das páginas de apresentação do Outlook está a seguinte citação (destacada em vermelho):
Sua Opinião
Agora surgem perguntas como: Será que a Microsoft não adicionará propagandas ao seu Outlook.com, deixando-o bem melhor do que os concorrentes, ou apenas não usará os dados do usuário para exibir os anúncios?
O que você acha sobre tudo isso? Vai dar certo esta ideia de matar o Hotmail para dar vida a um serviço "mais Windows 8" ? Lembre-se que o Hotmail foi, nada mais, nada menos, que o primeiro serviço de webmail.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/outlook-online-que-te-espera-no-webmail-da-microsoft-inspirado-no-windows-8-sucessor-do-hotmail.html#ixzz22QoY4Lyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário