Com o BitLocker do Windows, você criptografa os dados de seu pen drive e garante que só você enxergue a informação lá arquivada
Por Guilherme Gouvêa Pícolo
O pen drive lhe dá autonomia e portabilidade para carregar seus arquivos e programas (e às vezes até o próprio sistema operacional) para usar em qualquer computador. O único inconveniente é que se trata de um dispositivo relativamente pequeno. Caso você o perca ou seja furtado por alguém mal intencionado, pode perder os dados definitivamente, ou ainda ter conteúdos privados defasados.
Uma ferramenta trazida no Windows Vista Ultimate e na versão 7 apresenta uma saída para lhe garantir maior segurança no uso de dispositivos de armazenamento removíveis: trata-se do "BitLocker", um utilitário que permite a criptografia dos dados do drive escolhido.
Na prática, a criptografia torna os arquivos ilegíveis a todos, menos para quem detém as chaves capazes de decodificar a informação "embaralhada", de modo que ela fique compreensível.
Como fazer
1- Abra a pasta Computador e clique com o botão direito sobre o drive que você deseja criptografar. No menu que abrir, selecione a opção Ativar BitLocker.
2- Com a janela do BitLocker aberta você terá de configurar uma senha para seus dados. Há também a opção de criar também um cartão inteligente, que é uma forma criptografar e está sendo muito usada por grandes empresas.
3- Em seguida, você terá de configurar uma chave de recuperação, para o caso de você esquecer sua senha ou cartão inteligente. Caso escolha a opção de salvar essa configuração em um arquivo, certifique-se de não salvar o arquivo na unidade criptografada.
4- Depois de salvar a chave em um arquivo, ou imprimi-la, o processo de criptografia começará. Ao termino você verá que o ícone da unidade mudou, mostrando agora um cadeado indicando a criptografia através do BitLocker.
5- Para alterar as opções de criptografia, clique com o botão direito sobre o ícone.
A próxima vez que conectar a unidade a uma máquina com o Windows 7 você receberá de imediato uma mensagem pedindo a senha para acessar os arquivos. Há ainda a opção de escolher máquinas onde a unidade permanecerá sempre desbloqueada.
A unidade funcionará normalmente, porém os dados aparecerão criptografados nas versões Vista (exceto a Ultimate) e XP. Além disso, não é possível adicionar e modificar arquivos nesses sistemas operacionais, eles apenas irão ler e copiar os arquivos. Para modificar e adicionar novos dados, você terá de conectar a unidade a um PC com o Windows 7.
O BitLocker é mais uma grande opção de segurança para suas unidades externas como pen drives e HDs portáteis. Aproveite a dica!
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/saiba-proteger-arquivos-no-pen-drive.html#ixzz224Hmz97p
Nenhum comentário:
Postar um comentário