Matéria retirada do Superdownload.com
Siga as dicas para proteger seu PC, dinheiro e privacidade de criminosos que agem no mundo virtual
Veja também:
- Como proteger fotos, vídeos, documentos e e-mails de acessos indesejados
- Como a polícia pode chegar ao criminoso que vazou as fotos de Carolina Dieckmann nua
- Google é notificado por fotos de Carolina Dieckmann nua
- Fotos da ex-BBB Renata nua são divulgadas na internet
Casos como o da atriz Carolina Dieckmann e da ex-BBB Renata, que tiveram fotos e vídeos vazados na internet, mostraram como um internauta desprevenido pode torna-se vítima de malfeitores. Basta apenas um pequeno descuido para que criminosos consigam roubar fotos, vídeos, senhas de banco - ou ainda usar o computador como ponte para grandes ataques virtuais.
Abaixo, você confere dicas de como manter os criminosos virtuais longe de suas informações, além de uma série de cuidados para usar o computador com segurança.
Nunca navegue sem antivírus
Uma das piores coisas que alguém pode fazer é navegar na internet sem ter um bom antivírus instalado no PC. Existem milhões de sites criados com fins escusos, capazes de infectar o computador com uma simples visita. São páginas que iniciam automaticamente o download e a instalação de arquivos, oferecendo-os como se fossem de interesse do visitante.
Não precisa gastar nada para ter um bom antivírus instalado no PC. Aqui, no Superdownloads, você encontra várias alternativas grátis como: avast! Free Antivirus , AVG Antivírus Gratuito 2012 e Avira 2012 - Antivírus Grátis . Lembre-se também de manter o antivírus sempre atualizado.
Não precisa pagar nada para ter o computador protegido
E-mails apenas de conhecidos
Mandar vírus e outras ameaças por e-mail é um golpe tão antigo quanto a própria internet. Os criminosos sempre prometem coisas absurdas para ganhar um clique por meio dessas mensagens aproveitadoras. Dentre os assuntos mais populares para iscas estão: fotos de celebridades nuas, oferta de prêmios da loteria, fotos do próprio usuário em uma "festa" secreta ou a suposta confirmação de senha e dados de bancos ou órgãos do governo.
Ignore e-mails estranhos enviados por pessoas desconhecidas. Em pelo menos 98% deles existe uma propaganda maliciosa ou uma isca para a instalação de vírus. Não acredite em e-mails que dizem ser de bancos, da Receita Federal ou do Serasa: esses órgãos nunca enviam e-mail pedindo dados dos usuários ou avisando sobre pendências.
Não abra e-mails suspeitos (fonte da imagem: golpenoemail.blogspot.com.br)
Cuidado com redes públicas
Evite digitar senhas e acessar o banco pela internet quando usar a rede sem fio de terceiros, pois ela pode ter sido preparada para capturar senhas e dados dos usuários. O mesmo cuidado deve ser tomado ao usar computadores de empresas, escolas e lan houses. Você não tem como saber se o responsável pela segurança das máquinas o fez da forma correta ou, pior, se ele deixou alguma armadilha.
Banco virtual - Internet Banking
Tome sempre muito cuidado ao acessar o site de seu banco para movimentar a conta. Muitas vezes, os malfeitores criam sites idênticos aos dos bancos, para obter o número da conta, a senha e os vários códigos do token (aquele cartão ou aparelho com vários números aleatórios). Para evitar cair em uma destas armadilhas, sempre confira se o endereço está realmente correto na barra do navegador e se ele inicia por HTTPS no momento do envio da senha.
O HTTPS no começo de um endereço indica que toda a comunicação entre o navegador e o servidor é feita de forma segura. Para isso, o site precisa adquirir um certificado digital que garante a sua autenticidade, além de proteger a transferência dos dados.
Confira mais dicad para evitar problemas com o banco virtual:
- Nunca digite mais do que uma sequência de números do token por acesso. Não existe o tal do "recadastramento" do cartão a partir das senhas dele;
- Fique atento àquela imagem, ou o seu nome, que o banco exibe antes de pedir a senha. Isto indica que o banco realmente sabe quem você é, e não um criminoso tentando obter todas as informações;
- Não deixe a senha do banco, online ou não, digitadas em arquivos no computador. Em caso de invasão, ela poderá ser usada para subtrair recursos de sua conta.
Os criminosos conseguem criar cópias idênticas dos sites dos bancos!
Arquivos comprometedores ou sigilosos
Não armazene arquivos comprometedores ou sigilosos em um computador que você usa para acessar a internet. Mesmo com todo o cuidado do mundo, não existe sistema digital 100% seguro. Caso não lembre se tem ou não algum arquivo deste tipo no PC, confira o tutorial do Superdownloads que ensina a encontrar e remover arquivos sigilosos de forma segura.
Não importa o quanto você esconda, um dia alguém pode encontrar
Programas e Windows atualizados
Todos os dias são encontradas novas falhas de segurança em programas e até mesmo no próprio Windows. Muitas delas permitem o invasor obter arquivos de nosso computador. Os navegadores estão entre os programas mais visados pelos criminosos, pois são mais acessíveis.
Caso seu navegador tenha uma falha de segurança ainda não corrigida e você visite um site mal intencionado, pode ocorrer a instalação de programas que gravam senhas e até mesmo assumem o controle da máquina. Por isso, mantenha sempre seu Windows, navegadores e qualquer programa sempre atualizados. Veja se o seu navegador já está com a última versão:
Você pode habilitar a atualização automática do Windows seguindo os passos:
- Clique no botão do menu "Iniciar" e, em seguida, na opção "Painel de Controle";
- Acesse o "Sistema e Segurança" e, sem seuida, o "Windows Update";
- Confira se existem atualizações para instalar. Em caso positivo, clique no botão "Instalar Atualizações".
Mantenha os programas e o Windows sempre atualizados
Cuidado com as senhas
Troque sempre as suas senhas e evite deixá-la em vários sites e serviços online. Desta forma, caso algum criminoso descubra a senha de algum deles, não descobrirá a dos outros. Ao trocar sempre a senha, você evita que alguém possa descobri-la através do bom e velho método da tentativa e erro.
Outra medida de segurança é usar sempre senhas que alternem entre letras, números e caracteres especiais, além de possuir um tamanho superior a seis caracteres. Uma forma fácil de criar estas senhas é com a ajuda de programas como PassworG e GeraSenhas ou o serviço online Online Password Generator.
Agora, é com você!
Lembre-se que todo o ataque virtual bem-sucedido sempre teve uma ajuda - sem intenção - da própria vitima. Por isso, tenha sempre o máximo de cuidado com os sites que visita e os programas que instala em seu computador.
Tem alguma dica adicional? Já sofreu na mão dos criminosos virtuais? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/evitar-problemas-internet-dicas-proteger-dinheiro-privacidade.html#ixzz1vbRDJinW
Nenhum comentário:
Postar um comentário