quinta-feira, 31 de maio de 2012

Facebook versus Orkut


Qual das redes social é a melhor?

Por Bruno Iacona de Bello em 17/Mai/2012 

Com a abertura das ações do Facebook no mercado de ações, muitos dizem que o Orkut está fadado ao esquecimento. Mas será que a rede social de Zuckerberg é mesmo superior? O Superdownloads fez uma análise, comparando as duas redes. O critério é simples: para cada quesito, um ponto é dado ao melhor. No final, o vencedor é aquele que ficou com mais pontos. Mas antes de começar a disputa, conheça melhor os competidores.
Orkut

Criado em 2004 e leva o nome de seu desenvolvedor, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. O objetivo é que os usuários conheçam nova pessoas. Apesar de ter como foco inicial os EUA, quem domina a rede são os brasileiros, que possuem mais de 30 milhões de contas. O Orkut funciona como um enrome fórum, onde os usuários podem criar comunidades de discussão e adicionar novos membros e comunidades à sua lista pessoal. Hoje a rede conta com mais de 66 milhões de usuários ativos do mundo todo.
Facebook



Fundada em 2004 por Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Inicialmente o site era somente para os estudantes de Harvard, mas com o tempo se expandiu para outras universidades e hoje está aberto para o mundo todo, contando com mais de 900 milhões de usuários cadastrados. No Facebook é possível criar um perfil pessoal, adicionar amigos, trocar mensagens, compartilhar fotos entre outras coisas. A empresa está avaliada em mais de 100 bilhões de dólares

 

Pontos positivos


Layout e Organização
Ambos os sites possuem um bom layout. O Orkut apresenta um fundo azul e mistura tons de rosa e branco. O problema é que a localização de cada ferramenta não é intuitiva. O facebook tem um layout mais limpo. Apesar de ter mais informação, a distribuição é totalmente intuitiva A página foi criada para ler as informações mais antigas do usuário sem a necessidade de clicar em botões do tipo "próxima página", o que facilita a navegação do usuário. No orkut, além de restringir as postagens por página, é preciso procurar o assunto em comunidades específicas, muitas vezes sem a separação por data, como é o caso do Facebook. Ou seja, ponto para o Facebook.

Grupos
Quem tem ou tinha Orkut se lembra das comunidades que estavam disponíveis na ferramenta. Era possível criar ou entrar em qualquer comunidade, desde ?Eu odeio segunda-feira? até ?Elvis não morreu?. Apesar de muitas comunidades serem apenas brincadeiras, outras eram levadas a sério. Comunidades religiosas, por exemplo, existem aos montes. E há a opção de um moderador barrar a entrada de uma pessoa ou expulsá-la da comunidade. Além de tudo isso, as comunidades possuem tópicos de assuntos, funcionando como grandes fóruns organizados.
No Facebook, como a ideia não é a de criar fóruns, os grupos não funcionam muito bem. Eles são como enormes salas de bate papo. Uma pessoa posta algo e outras podem comentar. Quando o próximo criar um novo assunto, o anterior já não fica mais destacado em primeiro. Assim, os assuntos antigos vão ficando para trás. Funciona muito bem, a não ser que a ideia seja criar algo organizado, como é o caso da comunidade ?Universo Marvel? do Orkut, que possuí o maior acervo digital dos heróis das HQs, graças à capacidade de organização em tópicos da rede social
Ponto para o Orkut
Postagens
As postagens são o centro das redes sociais. Os usuários comentam sobre o dia-a-dia, suas preferências, marcam fotos e comentam sobre eles entre outras coisas. No Twitter, por exemplo, a ideia é que o internauta comente algo em no máximo 140 caracteres. Todos seus amigos podem ler seu comentário. No Facebook, a ideia é parecida, mas é possível escrever o quanto quiser e comentar nos comentários de seus amigos, além de inserir fotos e vídeos.
Já o Orkut permite postagens somente nas comunidades, o que inicialmente não é ruim, mas impede que o usuário comente sobre sua vida para seus amigos, tendo de escolher conversar somente com um amigo de cada vez (pela página de recados) ou em um tópico específico de uma comunidade (que não será voltada aos seus amigos, mas para quem ler aquele tópico). O Facebook garante mais versatilidade.
Ponto para o Facebook
Publicação de fotos e vídeos
Resumidamente, o orkut permite armazenar fotos e vídeos em pastas. O Facebook faz isso e também permite postar na timeline as imagens e mostrar aos seus amigos. Mais uma vez, a versatilidade leva vantagem.
Ponto para o Facebook
Fazer novas amizades
Redes sociais tem como uma de suas ideias principais a integração não só de amigos, mas a busca por novas amizades. O Facebook permite isso por indicar amigos de amigos que tenham interesses em comum, além de tornar mais fácil uma primeira conversa entre dois desconhecidos, por possuir diversas ferramentas de conversa (como o chat, timeline e grupos de discussão). Faltou só a capacidade de encontrar pessoas que tenham interesses em comum de maneira aprofundada, como faz o Orkut. Cada comunidade mostra um gosto da pessoa. Se você entrar em uma comunidade, pode conhecer os membros ativos de lá e ficará aberto a amizades do mundo todo, já que muitas vezes não são seus amigos que estarão presentes nos fóruns de discussão. As ferramentas, porém, para uma conversa mais reservada, são escassas. Cada um tem sua vantagem nesse quesito. Então dá empate.
App de celular
Nesse quesito nem é preciso ir muito longe. Basta ver o próprio Orkut para celular, que não oferece nada aos usuários. É como tentar acessar a página da internet, mas com diversas restrições. O Facebook pensou em adaptar sua rede aos smartphones e tablets e lança aplicativos exclusivos para usuários desses aparelhos. Ponto para o Facebook.
Pontos negativos
Nem tudo são flores no mundo das redes sociais. Apesar de muito bem vindas, elas também trazem uma série de prejuízos, pontos que precisamos tomar cuidado. Aqui estão listados alguns desses pontos chatos da vida online.
Neuras de namorados
Casais em geral costumam ter ciúmes uns dos outros. E pra piorar, no Facebook é muito mais fácil seguir alguém de perto, saber tudo o que a pessoa faz ou deixa de fazer. Se ela não foi em um compromisso porque disse que estava doente, mas comenta que está com os amigos, pode esperar uma briga do casal.
No orkut, por haver menos possibilidade de interação, esse tipo de coisa era mais discreta. Era impossível ler qualquer depoimento não aprovado, por exemplo. E como não havia linha do tempo, as pessoas não iam atrás para ver o que havia passado. Quando um relacionamento acaba, é a mesma coisa. Normalmente quem ficou com o coração partido só se sente pior, pois não quer tirar o ex de sua vida, mas se sente mal a cada atualização dele na rede social. O Facebook perde um ponto.
Exposição da via pessoal
Foram vários os casos de pessoas prejudicadas por escrever o que não deviam nas redes sociais ou por terem fotos comprometedores expostas ali. A diferença é que no Orkut era preciso postar em comunidades, o que limitava muito o comentário a um número de pessoas. Claro que haviam escândalos, mas era preciso encontrar a postagem entre tantas outras. No Facebook, a postagem vai diretamente para todos seus amigos, que ainda por cima podem compartilhar com os amigos deles. Ou seja, é um passo muito menor para cair na net. O Facebook perde mais um ponto.
Spam
Uma das piores invençoes do mundo, o spam lota os correios eletrônicos e irrita profundamente de uma forma que só ele sabe. No Orkut ele predomina, com comunidades cheias de tópicos desorganizados e scraps de gatinhos brilhando em arquivos de gif gigantes. Pra piorar, não dá pra deletar com facilidade um arquivo desses do Orkut. No Facebook eles estão surgindo aos poucos, como mensagens de ?Essa pessoa? ou então aquelas famosas frases colocadas em imagens, onde é possível ler somente a primeira linha e é preciso abrir a foto para saber qual é a ideia da piadinha sem graça. Mesmo assim, nada que se compare ao Orkut, já que no Facebook é mais fácil bloquear esse tipo de problema. Menos um ponto para o Orkut.
TOTAL: FACEBOOK 2 x 0 ORKUT


Conclusão
O Facebook oferece maior interatividade entre os usuários, é mais versátil e tem potencial de crescer ainda mais. Não ficou restrito apenas aos usuários de computadores, mas também de smartphones e tablets. Mas isso não significa que o Orkut vai acabar. Ele ficou com um nicho específico, das pessoas que gostam de entrar em algumas de suas comunidades e conversar com seus amigos. Uma pessoa que gosta de uma série de televisão, por exemplo, pode conversar com outros fãs da série em uma comunidade voltada ao assunto. No Facebook ela não vai conseguir isso. Pelo menos por enquanto.


Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/orkut-versus-facebook.html#ixzz1wSQfU400

Como compartilhar arquivos nos grupos do Facebook



Recentemente, o Facebook lançou o compartilhamento de arquivos para grupos, que além de trocar informações e links entre os membros também envia arquivos e documentos. Pensando nisso, preparamos um passo-a-passo para você compartilhar arquivos nos grupos do Facebook.

Passo 1. Procure pelo grupo no Facebook através dos links (do lado esquerdo da tela) ou aqui;

Passo 2. Na caixa de atualizações há as opções: "Texto", "Fotos ou vídeos", "Perguntar" e “Carregar arquivo”. Selecione o último item para anexar o arquivo ao conteúdo da postagem;


 
Carregando arquivos em grupos do Facebook (Foto: Reprodução)


Passo 3. Clique em “Escolher arquivo” para buscá-lo em seu computador e anexá-lo na postagem;

Passo 4. No campo “Diga algo sobre isto”, insira um texto descritivo sobre o conteúdo do arquivo. Por exemplo, se for uma foto digite quem é o autor;

Passo 5. Clique em “Carregar” e aguarde o documento ser anexado. Lembre-se da limitação de 25 MB, e que os formatos de áudio e executáveis não são permitidos;

Passo 6. Depois de compartilhado, os membros do grupo podem baixar o arquivo e visualizá-lo;

Passo 7. Caso o conteúdo tenha sido atualizado, é possível inserir o novo documento e criar um histórico de atualizações. Para colocar outros, clique em “Carregar revisão” logo abaixo da postagem;




Arquivo carregado nos grupos do Facebook (Foto: Reprodução)


Passo 8. Se o documento foi compartilhado há muito tempo, aperte “Arquivos”, que está abaixo da foto do grupo. Nesta guia é possível buscar e atualizar todos os documentos já postados;



Lista com todos os arquivos armazenados (Foto: Reprodução)


Passo 9. Para atualizar a versão, clique sobre o link do documento e, na janela seguinte, clique em “Carregar nova versão”.




Carregando a nova versão do arquivo (Foto: Reprodução)


Pronto! Lembre-se que o tamanho máximo dos arquivos compartilhados nos grupos do Facebook é de 25 MB. Além disso, os arquivos de áudio executáveis não são permitidos. A restrição quanto a esses formatos se dá pela velha discussão da pirataria, o que pode ser facilitada pela possibilidade de trocar arquivos pelo Facebook.

Já os arquivos executáveis (.exe), serão bloqueados para evitar a disseminação de vírus e programas maliciosos pela rede. Demais formatos estão liberados, desde que respeitem as políticas de direitos autorais.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como navegar anonimamente com o Google Chrome


O acesso a algumas páginas da web podem comprometer muita gente. Para não deixar rastros dos sites que você andou visitando e nem do que fez download, o Google Chrome oferece uma opção simples. Aprenda abaixo como navegar anonimamente com o Google Chrome:



Passo 1. Se não tiver ainda o Google Chrome, baixe agora. Abra o Google Chrome. Clique no menu Ferramentas e em Nova Janela Anônima;




Abra o Chrome e clique em Nova Janela Anônima (Foto: Reprodução / Teresa Furtado)

Passo 2. Abrirá uma nova janela em modo anônimo. Você a reconhecerá por uma ilustração de uma lupa no canto superior esquerdo. Somente quando ele estiver na tela, será possível navegar sem deixar registros;




Após a abertura da janela, você poderá navegar sem deixar registros (Foto: Reprodução / Teresa Furtado)


Passo 3. Navegando nesse modo, suas informações serão impedidas de serem armazenadas somente no computador, porém, o site manterá seu registro. Os arquivos salvos continuarão na máquina. No caso de pesquisas no Google, se você estiver logado com sua conta, ficarão registrados somente nela.



O site manterá seu registro em segredo (Foto: Reprodução)


Eventualmente é necessário acessar suas contas em máquinas de outras pessoas e é fácil manter a privacidade. Com este procedimento não ficarão registrados no computador o histórico de navegação e download. Os cookies serão eliminados assim que fechar as janelas em modo anônimo. Porém, é preciso ter cuidado, pois as alterações feitas no navegador usando esta forma serão salvas.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como usar o MSN no iPhone


Existem diversas maneiras de usar o MSN no iPhone. Uma delas é a partir do aplicativo gratuito Windows Live Messenger, que pode ser baixado através da sua conta na App Store. Este app faz o usuário se sentir mais a vontade, já que ele apresenta a mesma interface do mensageiro eletrônico.

Passo 1. Para começar, abra a App Store;



Abra a App Store (Foto: Reprodução)


Passo 2. Na parte de baixo, clique em “Search” (lupa). Uma página de pesquisa abrirá, digite “Live Messenger” e aperte "Ok". Muitos aplicativos aparecerão, procure pela imagem igual a da foto e clique nela;



Digite "Live Messenger" para achar o aplicativo
(Foto: Reprodução)




Passo 3. Assim que a página do app abrir, clique no botão "FREE" ou "INSTALL", que está no canto direito;




Aperte o botão do lado esquerdo para instalar o app
(Foto: Reprodução)



Passo 4. Agora é só digitar a sua senha e continuar;




Digite a senha para continuar (Foto: Reprodução)


Passo 5. O aplicativo começará a ser baixado, espere o download terminar e abra-o. Basta clicar nele para abri-lo;




Espere o download terminar para abri-lo (Reprodução)



Passo 6. Agora você deve digitar seu e-mail e senha para abrir o MSN. Ele configura automaticamente;




Digite e-mail e senha para acessar o MSN (Foto: Reprodução)


Passo 7. O app é organizado por abas na parte de baixo. A primeira é a de "Redes Sociais", igual a que tem na versão para computadores;



Aba "Redes sociais" no app (Foto: Reprodução)




Passo 8. Na aba ao lado, “Amigos”, estão seus contatos do MSN. Lá eles aparecem como online e offline. Para iniciar uma conversa, aperte no nome da pessoa;



Contatos do MSN (Foto: Reprodução)



Passo 9. Para finalizar, na aba “Chats” ficam todas as conversas em aberto. Para retomar é só clicar no botão.




Como reiniciar o Mac remotamente


Neste tutorial, você aprenderá como reiniciar o Mac remotamente. O procedimento é simples e só requer alguns passos.

Passo 1. Vá em “Preferências do Sistema” (é o ícone de uma engrenagem na Dock do Mac) e escolha a opção “Compartilhamento”;


Vá em "Preferências do sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Passo 2. Na tela de compartilhamento, clique no ícone do cadeado para poder fazer alterações. Será pedido o usuário e senha do administrador, digite-os;


Libere a tela de compartilhamento para alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Passo 3. Ainda na tela de compartilhamento, marque a opção de login remoto;


Marque a opção de login remoto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Passo 4. No lado direito da tela, você verá o comando necessário para acessar seu Mac a partir de outro equipamento. Ele estará entre aspas, algo como “ssh usuario@endereçoip”. Anote os números depois do símbolo “@” e feche a janela “Preferências do Sistema”;

Passo 5. Para reiniciar o Mac remotamente, será preciso acessá-lo usando um cliente ssh em um computador que esteja conectado à mesma rede do computador remoto. Se essa maquina for um PC com o Windows, use o Putty (veja onde baixar e como usar aqui), se for um Mac, use o programa terminal (disponível no Finder em Aplicativos/Utilitários). No terminal, digite o comando anotado no passo 3 e dê enter, se for necessário, digite a senha correspondente. No Putty, basta colocar o IP e os dados do usuário (incluíndo a senha) na tela de conexão;

Passo 5. Depois de conectado como o mac remoto, digite o comando: sudo shutdown -r now.Se for solicitado, digite a senha. Caso queira desligar o Mac, use o comando sudo shutdown -h now.


Acessando e reiniciando remotamente o Mac (Foto: Reproduçõa/Edivaldo Brito)


Pronto! Só complementando a dica, a palavra now pode ser substituida por um número seguido do sinal de “+”. Esse será o tempo em minutos que o computador irá demorar para começar a reniciar/desligar. Agora, a hora que quiser, você poderá reiniciar seu mac remotamente sem muita complicação.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Como passar arquivos de um CD/DVD/PENDRIVE para o COMPUTADOR


Super simples!

               1º Inserira o CD/DVD/PENDRIVE no seu computador;





          2º  Espere uma janelinha aparecer automaticamente com a opção “Abrir pasta para exibir aquivos”  




Clique nessa opção;

Se esta não apareceu entre em meu computador e ache a opção de CD/DVD ou dispositivos de armazenamento removível.




                      3º   Encontre os arquivos que quer colocar no seu computador;

                      4º   Com o Ctrl apertado clique em cima dos arquivos a serem copiados;

                      5º   Clique com o botão direito em cima dos arquivos e selecione copiar;

                      6º   Selecione o local aonde você quer colocar esses arquivos;

                      7º   Então clique dentro da pasta com o botão direito do mouse e selecione colar;

PRONTO!!!

Convertendo vídeos para assistir nas TVs Pen-Drive e DVDs




Você conhece aqueles novos modelos de Televisores que o estado do Paraná adquiriu para a rede pública de ensino? E aqueles aparelhos de DVD que você compra e vem com a famosa Entrada USB, sabe como assistir vídeos por ele? Algumas pessoas tem dúvidas em como converter.

Se você usa o Movie Maker do próprio Windows o vídeo será salvo no formato WMV. A partir deste formato que iremos trabalhar na conversão. Se seu vídeo está em outro formato,(clique aqui) e baixe o Format Factory. Converta o vídeo para WMV. É simples e rápido.

Para esta Dica, baixe o programa WMV to AVI MPEG DVD WMV Converter (clique aqui). Note que o programa NÃO é gratuito para sempre, e após 30 dias você deverá adquirir sua licença para continuar o uso.

Primeiro passo, abra o programa e clique em Add Files.



Navegue pelas pastas e adicione o(s) arquivo(s) de vídeo que deseja converter e clique emAbrir.



Vamos às configurações. Especificarei cada opção abaixo.

Output Folder – Pasta onde o(s) arquivo(s) convertido(s) será(ão) salvo(s).

Output Format – Formato do vídeo final.

Output Quality – Nível de qualidade do vídeo convertido.

Width/Height – Largura e altura do vídeo (resolução).

FrameRate – Quantidade de quadros por segundo (fps).

Aspect Ratio – Relação de aspecto (formato padrão).

Volume – Intensidade do áudio.

De todos esses, dois são os essenciais para a exibição nos dispositivos eletrônicos:Output format e Width/Height. Veja como configurá-los:

Em Output format escolha MPEG-1 Format, que é o formato padrão aceito pelos dispositivos.



Em Width/Height deixe em 640×480.



As outras opções também são importantes, mas variam de um para o outro. Por exemplo, em Output Quality selecione Good para ter um bom resultado final. 25.0 fps já são suficientes em FrameRate, e o Aspect Ratio mais compatível com as TVs é o 4:3. A não ser que sua TV seja widescreen (LCD, Plasma ou LED), nesse caso deverá ser 16:9.

Agora que está tudo configurado clique em Convert e aguarde o computador trabalhar por você.



Agora é só copiar o arquivo para seu Pen Drive e assistí-lo em seus dispositivos!

Dica muito recomendada para Professores e Estudantes que queiram apresentar Trabalhos e Projetos, ou para aqueles que queiram assistir vídeos diretamente do Pen Drive.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lista com códigos de emotions para Facebook



smilesorriso  :) :] =)
tonguelíngua  :P :-p :p =P
winkwink  ;)
grinsorriso largo  :D =D
curly lipslábios torto:3
kissbeijo:-* :*
grumpyamuado>:( >:-(
glassesóculos8-) 8) B-) B)
sunglassesóculos de sol8-| 8| B-| B|
upsetchateado>:O >:-O >:o >:-o
confusedconfusoo.O O.o
sharktubarão(^^^)
gaspsuspiro:-O :O :-o :o
pacmanpacman:v
squintestrabismo-_-
devildiabo3:) 3:-)
unsureinseguro:/ :-/ :\ :-\
frowncarranca  :( :[ =(
crychorar:'(
PutnamChris Putnam:putnam:
robotrobô:|]
heartcoração<3
angelanjoO:) O:-)
kikikiki^_^
penguin facebook emoticonpinguim<(“)