quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

WhatsApp lança versão para PC




O WhatsApp deixou de ser um serviço exclusivo de dispositivos móveis, pois entrou em funcionamento a versão do aplicativo para web - com uso exclusivo no navegador Chrome.
Para acessar, clique aqui.

Curiosamente, o serviço foi lançado ao mesmo tempo em que a empresa começou a banir os usuários que acessarem o serviço por apps terceirizados.

Para se logar é preciso ter a versão mais recente do WhatsApp instalada no aparelho, e talvez a atualização demore um pouco para chegar até você. Em seguida, entre no site e um QR Code será apresentado.



Se o seu aplicativo estiver atualizado, pressione os três pontinhos no canto superior e entre em WhatsApp Web. Em seguida, mire a câmera do celular na tela do computador e encaixe o QR Code no espaço marcado na tela do smartphone. Se tudo for feito corretamente, o site mostrará seus contatos no WhatsApp automaticamente.

Por enquanto, o serviço só está disponível para Android, Windows Phone e BlackBerry. Segundo o TechCrunch, a versão para iPhone ainda não saiu devido a "limitações da plataforma da Apple".

Fonte: Olhar Digital


domingo, 18 de janeiro de 2015

Outras maneiras além do Google Play de instalar aplicativos no Android

Aprenda a liberar instalação de aplicativos fora do Google Play, baixar arquivos APK da loja do Google ou instalar vários aplicativos de uma só vez via conexão USB pelo PC


Não é a toa que o Android segue ganhando mercado e já é o sistema mais usado no mundo. O Android foi construído de forma a ser prático. E praticidade não combina com travas, grades e fechaduras. Por ser um sistema mais aberto, passível de ser mexido por qualquer um que tenha algum conhecimento.
Isso fez o sistema conquistar muitos desenvolvedores, que por sua vez atraiu muitos usuários que se sentiam seguros de investir num smartphone Android, já que a loja do Google possui uma grande oferta de aplicativos. E justamente por ser prático a desenvolvedores, incluindo algumas funções presentes nas configurações do sistema, que facilita a vida mesmo para quem não é desenvolvedor.

Por exemplo, você não está restrito a loja Google Play como único lugar para obter aplicativos. É possível instalar os arquivos .APK que você tenha no cartão SD, ou mesmo que tenha recebido pelo email. Arquivos APK’s são os equivalentes executáveis do Windows, por exemplo. O arquivo APK é um pacote com o aplicativo propriamente dito, cuja instalação fica nas mãos do instalador do sistema.

Embora o Android permita que se instale aplicativos fora da loja, essa opção vem desativada por padrão no menu de configurações e, claro, por questões referente a segurança. Aqui vamos ensinar como habilitar essa opção para que você possa instalar diretamente arquivos APK’s, além de uma forma de obter os arquivos APK’s para backup diretamente pelo browser e instalação via conexão PC-USB.

Autorizando a instalação de aplicativos fora do Google Play

O procedimento aqui citado é bem simples e está presente em todos os smartphones cujo Android não tenha recebido modificações profundas do fabricante. O primeiro passo é acessar as configurações do Android.

Nesse ponto pode haver alguma diferença entre um modelo e outro, devido as modificações impostas pelo fabricante ou alguma característica do laucher, portanto vamos pelo caminho mais fácil, embora mais demorado.

Acesse o menu de aplicativos, e procure o ítem “Configurações”. Toque no aplicativo e você será levado a uma tela com várias categorias. De acordo com a versão do Android, o ítem que procuramos pode estar localizado em outro lugar.

Do Android 1.6 (Cupcake) até o 2.3 (Gingerbread), você deve acessar a opção “Aplicativos” e marcar a caixa de seleção “Fontes desconhecidas”. Para versões acima do Gingerbread, procure o ítem “Segurança” e após, “Fontes desconhecidas”, marcando a caixa de seleção correspondente.
Pronto, a partir desse ponto, você já é capaz de instalar aplicativos obtidos de fora do Google Play. Você pode usar um gerenciador de arquivos, como o Astro FileManager para navegar no conteúdo do cartão SD e instalar o aplicativo diretamente clicando sobre o arquivo APK. Caso não possua nenhum arquivo APK, experimente usar programas de backup, como o App Monster.
É importante manter backup pelo menos dos aplicativos que mais usa. Por exemplo, em caso de uma atualização disponibilizada pelo desenvolvedor que apresente bugs, você pode restaurar a versão anterior que funcionava bem. Mas você também pode usar outro meio para obter APK’s diretamente pelo Google Play, sem nem mesmo usar seu Android. Para saber como, basta continuar lendo!

Obtendo arquivos de aplicativos do Google Play pelo navegador Chrome no PC

Para esse procedimento, é necessário que você obtenha a ID de serviço Google do dispositivo. Instale o aplicativo Device ID no seu Android. Reserve e passe para o computador. Abra qualquer outro navegador menos o Chrome para baixar a extensão necessária para o procedimento.

O Google Chrome dificulta a instalação de aplicativos fora da Chrome Store. Por isso o procedimento de instalação da extensão será feita de forma diferente. Abra o Chrome e o explorador de arquivos no lugar onde você salvou a extensão. Mantenha as janelas do Chrome e do explorador lado a lado ou sobreposta para que possa arrastar o arquivo até a janela do Chrome.
No Chrome, acesse as opções do navegador (botão no canto superior direito), Ferramentas>Extensões. Mantenha a aba de extensões aberta junto com o explorador e arraste o arquivo até a aba de extensões, como mostra a imagem.
Após fazer isso, a extensão estará instalada. Basta procurá-la na lista. Pouco abaixo da extensão, você verá um link para as opções do programa. Clicando nele você será levado a uma aba para preencher com as informações de email, senha e o device id.
Preencha os dados. O email a ser preenchido deve ser o mesmo que usou para cadastrar seu Android, ou seja, a conta de email principal no seu dispositivo que te permite acessar o Google Play.

No campo senha, digite a senha do seu endereço de email. Caso sua conta possua autenticação em duas fases, você deverá usar uma senha para o aplicativo. Leia mais abaixo para ver como criar uma senha única para a extensão.

Mais abaixo, no campo Android Device ID, você deve digitar o número que aparece no aplicativo Device ID. Pegue seu aparelho e abra o aplicativo. Digite os dados referente a ID. Clique no botão Login.

A partir desse momento, você já conseguirá baixar os arquivos APK’s dos aplicativos diretamente pelo Google Play.

Autenticação de duas fases

Se você não faz uso da autenticação de duas fases, pode pular esse ponto. Para gerar uma senha única que será usada na extensão, acesse a sua conta de email pelo navegador do PC. Acesse as configurações de sua conta, clicando na seta ao lado de sua foto no canto superior direito, e depois em Conta.

Clique na opção Segurança. Em “Verificação em duas etapas”, clique em Configurações. Vai ser necessário autenticar-se novamente.
Clique no link “Gerenciar senhas de aplicativos”. Na nova tela, procure o campo para adicionar senha para um novo aplicativo. Dê um nome e clique em gerar. Copie a senha antes de clicar no botão Concluído.
Agora basta usar sua senha gerada para o APK Downloader, juntamente com o endereço de email e o device id do dispositivo. Prencha os valores e clique em Login. A partir desse momento você já consegue baixar os arquivos APK diretamente pelo Google Play.

Baixando arquivos APK dos aplicativos pelo Google Play

Abra o Google Play no browser. Navegue até o aplicativo que gostaria de ter backup, e clique no botão com ícone da loja do Google no canto direito na barra de endereços, como mostra a imagem. Na janela que abrir, selecione um local para salvar o arquivo.
Com isso, fica mais fácil manter backup dos aplicativos que mais gosta. Em caso de ter que restaurar o smartphone para o estado de fábrica. Com os arquivos APK’s você sequer precisa ter acesso a internet no Android para instalar os aplicativos.

Você poderá usar o cabo USB para transferir os arquivos para o cartão de memória do aparelho, e usar um gerenciador de arquivos no Android. Ou, você pode usar outro método e instalar vários APK’s de uma só vez no seu Android, poupando-lhe muito tempo. Se quer saber como, continue lendo.

Instalando vários aplicativos de uma só vez via cabo USB

Se paciência não é a sua melhor qualidade ou tem um espírito prático, existe um jeito de você instalar aplicativos no Android conectado via USB no Windows. E o melhor é que dá para instalar vários APK’s de uma só vez. Isso realmente poupa bastante tempo, principalmente depois de um factory reset e você quer deixar seu Android do jeito que estava antes.

Primeiro, é necessário que os drivers do seu dispositivo estejam instalados. Normalmente, os drivers são instalados quando o programa de gerenciamento de seu aparelho é instalado. Cada fabricante tem o seu programa específico para a tarefa, e estes podem geralmente ser encontrados no site do fabricante.

Após os drivers estarem corretamente instalados no PC, é necessário que você habilite a opção Depuração USB no Android. Acesse as configurações do Android. Nas versões 1.6 até 2.2, vá em Aplicativos>Desenvolvimento. Versões do Android posteriores, procure o ítem Opções do desenvolvedor. Marque a caixa Depuração USB.
Com os drivers corretamente instalados, você vai precisar de outro programa que fará a mágica de instalar os aplicativos no Android via USB. E em lote!. Baixe e instale o Android Injector. Abra o programa. Você vai ver uma simpática interface que lembra um smartphone. Na parte inferior, existem algumas opções. Clique em Select file(s).

Selecione os arquivos no formato APK que tenha baixado do Google Play para o seu computador, com o método anterior citado mais acima, por exemplo. Você pode selecionar vários aplicativos de uma vez, mantendo a tecla Ctrl pressionada e marcar os APK’s que deseja, ou arrastar e soltar os arquivos para a interface do programa.
Pronto. Basta clicar no botão Install e a instalação começará. O software vai instalar os APK’s um a um.


Fonte: Superdownloads

Confira a seguir 10 dicas e funções pouco conhecidas do WhatsApp















1. Evite que saibam que você leu uma mensagem
Em novembro, o WhatsApp lançou uma nova função, em que os sinais de mensagem entregue mudam de verde para azul para indicar que o remetente saiba que o texto foi lido.
Muitos não ficaram satisfeitos com a novidade. Mas há como desabilitá-la.
É mais fácil para quem tem um celular com sistema Android: basta baixar a versão beta do aplicativo e ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção "Confirmação de leitura".
Para iPhone, é um pouco mais complicado.
Primeiro, é preciso desbloquear o sistema do aparelho, um processo conhecido como "jail break", que permite baixar aplicativos que não estão na loja oficial de aplicativos da Apple, a App Store.
Depois, é preciso baixar o aplicativo "WhatsApp receipt disabler by BigBoss", que permite desativar a notificação de leitura.
Bônus: quando esta opção estiver ativada, é possível saber a hora em que o destinatário leu a mensagem, clicando sobre ela e movendo o dedo para a direita.

2. Envie arquivos em outros formatos
WhatsApp é aplicativo de mensagens mais popular do mundo
O WhatsApp só permite enviar arquivos de foto, áudio e vídeo.
Mas, ao usar outros aplicativos, como "Cloud Send" no Android ou "MP3 Music Dowloader" no iPhone, é possível mandar arquivos PDF ou documentos do programa Word.

3. Bloqueie seu WhatsApp
Mesmo que os celulares tenham senha para bloqueá-los, isso não parece ser suficiente para alguns.
Se for o seu caso, use o aplicativo "WhatsApp Lock" para instalar uma senha para acessar o programa.

4. Veja notificações pelo computador
Aplicativos como "Notifyr" no iPhone e "Desktop Notifications" no Android permitem ver as notificações que chegam ao celular por meio do computador.
Normalmente, é preciso instalar o aplicativo no celular e um outro programa, conhecido como extensão, no computador.

5. Instale o WhatsApp em seu tablet com Android
O WhatsApp não permite a instalação em um tablet, mas há uma saída.
No aparelho, é preciso baixar a última versão do WhatsApp, no formato APK, que pode ser encontrada no site do aplicativo para computadores.
Também é necessário baixar o aplicativo SRT AppGuard, que impede que o aparelho seja reconhecido pelo mensageiro como um tablet.
No SRT AppGuard, selecione "WhatsApp" e pressione "Monitor", o que permite a este programa fazer uma revisão do WhatsApp.
Quando isso terminar, desative as funções "read phone status" e "identity under Phone calls".
Depois, ative o WhatsApp usando sua linha de telefone fixa para receber uma chamada com o código de verificação de três números.

6. Evite que saibam quando você usou o programa pela última vez
O WhatsApp exibe abaixo do nome do contato a hora em que ele entrou no aplicativo pela última vez.
Para evitar que isso seja informado, vá em Configurações > Informações da Conta > Privacidade > Visto por último.
Ali haverá três opções: Todos, Meus Contatos, Ninguém.
Escolha a que mais lhe agradar e, assim, tenha um pouco mais de privacidade.

7. Recupere conversas que foram apagadas
Você pode ter apagado uma conversa por acidente. Ou fez isso de propósito e se arrependeu.
Às vezes, o celular guarda a conversa em sua memoria.
Mas, quando o programa é desinstalado e instalado novamente, ele pergunta ao usuário se quer restaurar o histórico de mensagens.
Assim, você pode ter suas conversas perdidas de volta.

8. Evite que fotos e vídeos sejam baixados para o celular automaticamente
Uma das razões pelas quais mais se usa a franquia de dados de um plano é o fato das fotos e vídeos que chegam ao WhatsApp serem baixados pelo programa por conta própria - e muitos destes arquivos você pode nem querer ver,
Para evitar isso, há um forma fácil: Configurações > Opções de Conversa > Download automático de mídia.
Nesta seção, é possível escolher se você quer que fotos e vídeo sejam baixados só quando se estiver conectado a uma rede WiFi, nunca ou sempre.

9. Veja suas estatísticas no WhatsApp
O programa reúne alguns dados curiosos, como o número de mensagens recebidas e enviadas.
Mas isso também pode ser útil: ao zerar as estatísticas, é possível monitorar o uso do programa em determinado período de tempo, algo que pode ajudar a economizar seu pacote de dados.
Para isso, é simples. Vá em: Configurações > Informações da Conta > Uso de rede.

10. Oculte uma imagem sobre outra
Sim, existem aplicativos que permitem mandar duas fotos em uma.
Quando uma imagem chega, ao clicar sobre ela, o destinatário por ver a outra.
"Magiapp" no Android e "FhumbApp" no iPhone permitem fazer isso.

Fonte: BBC Brasil