domingo, 23 de junho de 2013


Dicas para editar um bom vídeo no Windows Movie Maker

Software que vem integrado ao Windows 7 oferece várias possibilidades para você criar filmes super legais na web


Reprodução
555
Publieditorial
Você não precisa ser umexpert para criar ótimos vídeos e postá-los no YouTube. O Windows 7 tem um software chamado Windows Movie Maker, que é automaticamente instalado e atualizado assim que você adquire uma cópia do sistema operacional (oubaixe aqui). Ele permite você animar fotos ou criar filmes com base em conteúdos captados por sua câmera digital caseira, sem dificuldade alguma.

Entendendo o menu superior

Reprodução

O menu "Início" é onde você trabalhará a maior parte do tempo.  Antes de qualquer coisa, é preciso que você importe o seu vídeo para o Movie Maker. Faça o download normal das fotos ou vídeos de sua câmera digital para seu PC. Então, clique em "Adicionar Vídeos e Fotos" e escolha o conteúdo que quiser. Você também pode gravar imagens da sua webcam ou adicionar uma música.

Logo ao lado dessas opções, você pode inserir o título do vídeo (que aparecerá no início da produção); legendas (que aparecerão nos momentos selecionados por você); e os créditos (que aparecerão no final).

Reprodução

Você vê esses quatro quadradinhos? Ao selecionar algum deles, é possível adicionar efeitos aos seus vídeos. Clique em cada um deles e experimente! Note que existe uma setinha para baixo; ao clicar nela, você tem ainda mais opções.

Reprodução

Os botões "Girar para a direita ou esquerda" permitem que você mude a direção das suas fotos ou vídeos – por exemplo, se você gravou imagens na posição vertical, pode colocá-las na posição horizontal e editá-las sem comprometer o resultado final.

Reprodução

Movendo um pouco mais para a direita nesse menu, você encontrará botões do SkyDrive, Facebook, YouTube, Windows Live Grupos e Flickr. Basta clicar aqui para enviar, diretamente e com apenas um clique, o seu trabalho para cada um desses ambientes. Fácil assim!

Caso prefira gravar o vídeo final no seu próprio computador, é só clicar no último botão, "Salvar Filme".

Mas não acabou...

O menu "Iniciar" traz o básico para que você consiga editar um vídeo, mas existem outras possibilidades que deixam o resultado final ainda mais legal. Um pouco acima desse menu que explicamos, existe uma outra linha de possibilidades. Ao lado do "Iniciar", clique em "Animações".

Reprodução

Aqui, você consegue definir de que forma quer promover as transições entre uma imagem e outra. No botão "Duração", você escolhe quanto tempo cada uma dessas transições deve ter e no botão "Aplicar a todos", você faz com que o mesmo efeito seja utilizado em todas as transições do vídeo.

Reprodução

Em "Efeitos visuais", você tem à disposição vários padrões para que a sua foto ou vídeo fiquem ainda mais bonitos. Também é possível alterar o brilho, caso a imagem esteja muito escura ou muito clara.

Reprodução

Na aba "Projeto", é possível definir a proporção do vídeo, ou seja, 4:3 (formato das antigas TVs de tubo) ou 16:9 (formato das atuais TVs HD). Também é possível mixar o áudio e ajustar a música para que nenhuma delas se sobressaia, ou para que você não tome sustos ao mudar de volume repentinamente.

Reprodução

Finalmente, temos a aba "Editar", onde você pode definir o que é chamado de "Fade In" ou "Fade Out", ou seja, o acabamento do vídeo em sua inicialização ou término. Assim, você pode fazer com que as imagens surjam de forma suave, e também saiam do ar da mesma maneira. No item “Velocidade”, você consegue alterar essa característica (tanto deixando o vídeo mais rápido quanto em câmera lenta). Brinque à vontade!

Mas, para que o seu vídeo fique interessante, é bom se ligar em alguns detalhes: pense na história que vai criar, não faça filmes muito longos ou arrastados e mostre apenas o que é relevante! 5 minutos já é DEMAIS para qualquer produção caseira.

Agora, que você já sabe editar bons vídeos no Windows Movie Maker, que tal colocar sua criatividade à prova? Faça um vídeo e poste para nós nos comentários. Queremos ver a sua produção!

terça-feira, 4 de junho de 2013

5 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER COM O SKYPE E NÃO SABIA


  

O Skype, um dos comunicadores instantâneos e sistemas de VOIP mais usados do mundo, vai substituir o bom e velho Windows Live Messenger (MSN).

Além de oferecer suporte à troca de mensagens de texto e arquivos, o Skype permite receber e realizar chamadas. Versátil e fácil de usar, o programa promete não só substituir o Windows Live Messenger como também o seu telefone. Para auxiliar você a se acostumar com o software e aproveitá-lo melhor, o Canaltech separou 5 dicas de uso. Confira:

1. Como obter um número próprio
O Skype permite não só fazer e receber chamadas como também ter um número próprio vinculado à sua conta. Isso significa que as pessoas podem ligar para esse número e, em vez de cair em um telefone comum, é o Skype que vai tocar.


Um número Skype é sempre oferecido junto aos pacotes de assinatura mensais. Contudo, é possível “alugá-lo” de forma avulsa por um período de 3 a 12 meses – os valores vão de R$ 50 a R$ 166, em média. 
Para comprar um número Skype, vá até o site e faça o login com a sua conta. Em seguida, clique na opção “Número Skype”. Basta escolher o país no qual o número estará baseado, fornecer seus dados e selecionar a opção de número. Embora você não tenha total liberdade na hora de escolher o número em si, são dadas opções pré-selecionadas.


O número Skype é ativado assim que a transação é concluída e cada conta do Skype pode ter até 10 números cadastrados. Mais fácil que comprar um chip de celular na banquinha, hein?

2. Sistema de segurança residencial
Quer ficar de olho nos seus pets ou se certificar de que a casa está segura? O Skype pode ser configurado como uma espécie de sistema de segurança residencial, fornecendo imagens e sons do que está acontecendo no ambiente com uma simples ligação.
Tudo o que você precisa é de duas contas e de conexão à internet nos dois lugares – na sua casa e onde mais você estiver. Basta então configurar a conta de casa para atender a chamadas de vídeo automaticamente e a sua webcam será acionada.


Para configurar o recebimento de chamadas, vá até a aba “Ligações” ou “Calls”, nas preferências do software, e marque a opção “Atender automaticamente” ou “Answer automatically”.

3. Como não ligar para os contatos acidentalmente
Na grande maioria dos mensageiros instantâneos, um duplo clique no nome de um contato abre a janela de mensagem. Contudo, não é este o padrão do Skype. Com um duplo clique, o Skype inicia uma chamada de voz com o contato, mas nem sempre é isso que você quer.


O que poucos sabem é que para evitar gafes e facilitar a sua vida, o programa permite configurar esta ação. Basta ir a prefêrencias do software e, na aba “General” ou “Geral”, marcar a opção “Abrir conversas em uma nova janela quando dou um duplo clique na barra lateral” ou “Open conversation in new window when I double-click it in the sidebar”. Pronto! Agora, toda vez que você der dois cliques em um contato, a janela de mensagem será aberta.

4. Secretária eletrônica



Precisou se ausentar, mas não quer deixar seus contatos sem resposta? O Skype oferece uma secretária eletrônica, chamada Pâmela, que avisa que você está fora e anota recados - que são enviados para o seu email!
Além disso, você pode gravar mensagens diferentes para cada grupo de amigos. Assim, para seus colegas de trabalho você diz que está em uma reunião, enquanto que para os amigos do futebol, fazer inveja e dizer que foi para a praia é sempre uma boa opção.

Para controlar a sua secretária eletrônica, basta ir até as preferências do programa e selecionar a opção “Ligações” ou “Calls”. Nesta tela, você tem a opção de receber as chamadas normalmente ou de ativar o modo secretária eletrônica, “Enviar para o correio de voz” ou “Send to voice messages”. No botão “Configurar mensagem de voz” ou “Set up voice message”, é possível criar as suas mensagens personalizadas.

5. Compartilhando tela
Se você ainda não se deu conta, o Skype é um grande aliado das reuniões. Não só é possível conversar e ver diversos contatos ao mesmo tempo como também há a opção de compartilhar a tela do computador. Imagine que você esteja com uma dificuldade em um software no qual seu amigo é especialista. Em vez de fazê-lo ir até a sua casa para te dar uma mãozinha, basta compartilhar a tela e ele poderá guiar você em todos os passos para a solução do seu problema. Fácil, hein?


Quer mostrar um protótipo para um cliente ou passar slides? Precisa ensaiar uma apresentação de trabalho com os colegas da faculdade? O sistema de compartilhamento de telas do Skype é uma verdadeira mão na roda para todas essas situações.
Para ativar esse recurso, clique no ícone de “+” na janela do contato desejado e selecione a opção “Compartilhar tela” ou “Share screens”. Vale mencionar que para compartilhar telas com mais de uma pessoa, é preciso ter o Skype Premium.

Com diversas funções e possibilidades de uso, o Skype é um mensageiro e VOIP bastante completo e de simples uso. Tanto para quem tem pouca experiência com o software como para quem já é um velho conhecido dele, essas dicas podem auxiliar no dia a dia, fazendo com que você tire um melhor proveito do software. Tem alguma dica diferente? Compartilhe nos comentários!