segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Saiba o que fazer no caso de perda ou roubo de celular, notebook ou tablet




Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.


É necessário trocar as senhas imediatamente após o roubo ou perda. (Foto: Divulgação)
Os dispositivos móveis que carregamos, como notebook, tablet ou celular, tem cada vez mais capacidade de armazenamento e permite acesso fácil a diversos serviços pela internet. No entanto, existe um risco de que esses equipamentos sejam perdidos ou roubados, e é preciso se preocupar com a segurança dos dados caso isso aconteça. Saiba como na coluna de hoje.
No caso de perda ou roubo de um dispositivo, o que se deve fazer é trocar imediatamente todas as senhas de todos os serviços. Por comodidade, é muito comum que uma senha fique armazenada no navegador de internet, por exemplo. No celular ou no tablet, onde a digitação de senhas é lenta e incômoda, é ainda mais comum deixar uma ou mais contas de e-mail e de outros serviços cadastradas.
Essas senhas precisam ser trocadas imediatamente. E não é verdade que os recursos de bloqueio do telefone ou a senha do usuário no notebook vão fazer alguma diferença. Não vão ajudar em nada.
Infelizmente, depois que o fato aconteceu, não há muita coisa que pode ser feita. Dados armazenados estarão perdidos definitivamente, a não ser que o computador ou celular seja recuperado.
Prevenção
É possível atuar na prevenção para ter recursos caso algo assim aconteça. Em celulares e tablets, ter algum recurso para o caso de o celular ser perdido ou roubado é tão importante que isso é oferecido na maioria dos programas de segurança para celular, inclusive os antivírus.
No caso do iPhone, que não tem antivírus, a Apple oferece, junto do iCloud, um serviço que permite rastrear o iPhone e enviar um comando para apagar remotamente os dados que estiverem armazenados no aparelho.
Para o Android, existe um grande número de apps que oferecem serviços. A maioria requer pagamento, inclusive os apps de antivírus como o Kaspersky e o Lookout.
Um app bastante completo e disponível gratuitamente é o Android Lost. Ele usa a conta do Google cadastrada no aparelho. Depois, basta fazer o login no site AndroidLost.com e usar os diversos recursos, que incluem um alarme que ignora o modo silencioso, a captura de fotos com a câmera frontal ou traseira e até um recurso experimental que pode permitir a recuperação dos dados armazenados no celular.

Android Lost permite apagar remotamente os dados de um celular Android. (Foto: Reprodução)
O Android Lost também pode, claro, apagar completamente todos os dados da memória do aparelho. A função deve ser ativada o quanto antes após o roubo, já que, se o aparelho for desconectado da rede, os dados ficarão inacessíveis.
Para notebooks, a melhor saída é utilizar algum tipo de criptografia nos dados do aparelho. O TrueCrypt é capaz de fazer isso muito bem. Se a versão do Windows no notebook for a “Ultimate”, é possível usar o recurso chamado BitLocker, que também irá tornar os dados do notebook inacessíveis no caso de roubo.
Usando o TrueCrypt ou o BitLocker, basta armazenar os arquivos sensíveis em uma unidade protegida. Com isso, os dados ficarão indisponíveis no caso de roubo ou perda. Ainda será preciso trocar senhas armazenadas.
É possível instalar algum software que irá facilitar a recuperação dos dados presentes no notebook após o roubo ou mesmo o rastreamento do computador. Mas a chance de isso não funcionar – por não haver conexão com a internet, por exemplo – é bastante grande. O melhor é fazer uma estratégia de backup: faça cópias frequentes dos dados que estão armazenados em todos os seus eletrônicos, para no caso de perda, roubo ou falha de disco, nenhum dado seja perdido.
Se você tiver mais alguma dúvida ou mesmo queira compartilhar uma dica que faltou na coluna, fique à vontade para usar a área de comentários, logo abaixo do post. Até a próxima!


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como me desmarcar de fotos e publicações no Facebook


Como fazer para remover uma marcação indesejada de uma publicação no Facebook. Acompanhe!
Passo 1. Após fazer o login no Facebook, localize a publicação da qual deseja remover a marcação.
Passo 2. Para o caso de uma publicação em sua linha do tempo, localize-a e clique no “X” à direita (Denunciar/marcar como spam).




























Passo 3. Clique em “Denunciar”. Na janela que se abrir, marque a opção “Eu quero remover essa marcação” e clique em “Continuar”.





























Passo 4. Marque a opção “Remover a marcação criada por [fulano]” e clique novamente em “Continuar”. Você receberá uma mensagem avisando que a marcação foi removida.





























Passo 5. Para remover marcações de fotos, o processo é semelhante. Após abrir a foto da qual você deseja se desmarcar, clique no símbolo de engrenagem no canto superior direito e selecione a opção “Denunciar/remover marcação”.







Passo 6. Em seguida, repita os Passos 3 e 4 e clique em “Continuar” para salvar a alteração.
É importante lembrar que, apesar de remover a marcação com o seu nome das publicações, os conteúdos continuam disponíveis no perfil de quem os publicou.

Fonte: TechTudo


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como configurar listas de amigos no Facebook




Criar listas de amigos no Facebook é a melhor forma de organizar o feed de notícias e publicar conteúdo direcionado. Como exemplo, é possível fazer uma lista de contatos com os colegas da faculdade e postar atualizações relacionadas aos estudos que só serão vistas por seus companheiros de classe, evitando enviar assuntos desnecessários para todos, consequentemente, melhorando o desempenho de suas divulgações (que serão ignoradas por um número menor de pessoas). Nos passos abaixo, veja como configurar listas de amigos no Facebook.
Passo 1. Logado em sua conta do Facebook, clique em “Amigos”, na lateral esquerda da página. Mesmo que você nunca tenha configurado nenhum lista, a rede social terá algumas automáticas;































































Passo 2. Para fazer uma nova lista, clique em “Criar lista”. Se você quer aproveitar as criadas automaticamente pelo Facebook, aperte “Editar”, opção representada pelo ícone de um lápis, e selecione “Restaurar a lista”;






























Passo 3. Para criar uma nova lista, digite um nome para ela e adicione os amigos que estão relacionados com o tema a ser criado. Por fim, aperte “Criar”;







































Passo 4. Com a lista criada, é possível adicioná-la aos favoritos. Para que ela apareça na barra lateral esquerda do seu feed de notícias, clique novamente em “Editar” (ícone do lápis) e selecione “Adicionar aos Favoritos”;




































Publicando conteúdo direcionado
Passo 5. Além de poder acessar suas listas de contatos e ver as atualizações apenas das pessoas que você adicionou, é possível publicar conteúdo direcionado para esses amigos, ou seja, que não serão vistos por todos os seus contatos. Para isso, antes de postar uma atualização de status, foto ou vídeo, clique em “Amigos” e selecione a lista que deseja direcionar o assunto. Se ela não for exibida, aperte “Ver todas as listas…”;












Apagando uma lista de amigos
Passo 6. Para apagar uma lista de amigos, clique no botão “Editar” e, no menu que aparece, aperte “Apagar lista”. Listas criadas automaticamente pelo Facebook não podem ser apagadas. Nesse caso, você deve selecionar “Arquivar lista”.

Fonte: TechTudo