quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Direito autoral nas redes sociais: como proteger fotos e arte digital?




Evite que suas fotografias e seus trabalhos de arte digital sejam utilizados indevidamente nas redes sociais. Aprenda neste artigo como proteger seu trabalho na Internet.
Imagem de notebook com ícone de câmera fotográfica na tela (Foto: Reprodução)Imagem de notebook com ícone de câmera fotográfica na tela (Foto: Reprodução)
Os amantes da fotografia e da arte digital “curtem” divulgar seus trabalhos para amigos e familiares. Já os profissionais das áreas criativas (arte digital, tradicional e fotografia) precisam divulgar suas produções para conquistar novos trabalhos.
Mas, como sabemos, ao divulgar qualquer informação na Internet, ela fica ao alcance de todos. Confira o resultado de uma enquete realizada com usuários comuns de redes sociais, fotógrafos, ilustradores e artistas para identificar os principais tipos de uso indevido de imagens.
Quadro com casos mais comuns de uso indevido de imagens nas redes sociais (Foto: Adriano Hamaguchi)Quadro com casos mais comuns de uso indevido de imagens nas redes sociais (Foto: Adriano Hamaguchi)
Divulgação de imagens nas redes sociais
Para manter total privacidade de suas imagens, o melhor é não divulgar em lugar algum. Mesmo compartilhando exclusivamente com sua rede de contatos, há sempre o risco de alguém compartilhá-las publicamente. Veja o caso da irmã do próprio Mark Zuckerberg que teve uma foto privada compartilhada publicamente.
Fique atento aos recursos, condições e garantias de cada rede. O Facebook atualiza suas políticas periodicamente, como foi feito em janeiro de 2013. 
Facebook
O Facebook, a rede social mais popular no Brasil, oferece opções para controlar a privacidade das publicações. Você pode postar publicamente, somente para determinados grupos e pessoas ou postar de maneira que só você tenha acesso.
Quem consegue manter os contatos organizados por grupos (como “família”, “amigos” e “colegas”) tira maior proveito desta funcionalidade.
Imagem do menu para configuração de privacidade de imagem no do Facebook (Foto: Reprodução)Imagem do menu para configuração de privacidade de imagem no do Facebook (Foto: Reprodução)
Instagram
O Instagram se estabeleceu como plataforma social de fotografia. Seus filtros fáceis de aplicar e a praticidade de compartilhar imagens nas redes foram os principais motivos de sua crescente popularidade.
Para aumentar a privacidade de suas imagens basta ativar o modo “privado”. Assim, somente seus seguidores poderão visualizar suas imagens.
Telas de configuração do Instagram para Android mostram como ativar o modo "privado" (Foto: Reprodução)Telas de configuração do Instagram para Android mostram como ativar o modo "privado" (Foto: Reprodução)
Em dezembro de 2012 os usuários do Instagram se revoltaram com a proposta de novos termos de uso, dentre os quais, imagens postadas passariam a pertencer ao Instagram. A empresa aparentemente recuou neste ponto, e um pacote de novas regras começou a vigorar em 19 de janeiro. Saiba o que mudou para os usuários do Instagram.
Twitter também não conta recursos avançados de controle de privacidade. Caso você configure seu perfil como privado no Twitter, seus tuítes e imagens serão visualizados somente por seus seguidores, o que não impede que seus contatos copiem suas imagens e postem publicamente.
Imagem da interface de configuração do Twitter para controlar a privacidade do seu perfil (Foto: Adriano Hamaguchi)Imagem da interface de configuração do Twitter para controlar a privacidade do seu perfil (Foto: Adriano Hamaguchi)
Divulgação profissional de imagens
Recomendamos que você separe seu perfil pessoal do profissional. Desta maneira você terá mais liberdade e segurança para divulgar abertamente seus trabalhos, sem se preocupar tanto com a exposição.
Portfólio é o nome que se dá ao conjunto de trabalhos, sejam eles de fotografia, arte digital ou outros formatos. Existem sites próprios para portfólio e, no caso do Facebook, você poderá criar uma fan page em vez de postar seus trabalhos em seu perfil pessoal. Confira nossas dicas para montar um portfólio online.
Em cada trabalho que você divulgar, adicione informações sobre como você autoriza (ou não) o uso da imagem. Sites como o Flickr e o deviantART, oferecem ferramentas para facilitar a inclusão de informações sobre licença.
No Flickr, por exemplo, ao enviar uma imagem ou editar suas informações, você pode marcar a opção “todos os direitos reservados”. Isto indica que ninguém poderá utilizar sua imagem para quaisquer fins. Esta é obviamente a melhor opção para os trabalhos realizados para seus clientes.
Tela de edição das propriedades de uma imagem postada no Flickr (Foto: Adriano Hamaguchi)Tela de edição das propriedades de uma imagem postada no Flickr (Foto: Adriano Hamaguchi)
Na descrição da imagem, ainda recomendamos citar a empresa detentora dos direitos da imagem, caso você tenha concedido este direito: “(c) NOME DA EMPRESA”.
Adicione uma marca d’água na imagem
Assine suas imagens com uma marca d’água, garantindo que suas informações de contato sempre serão divulgadas. Como padrão, a assinatura de um trabalho é colocada no canto inferior direito da imagem.
Imagem com exemplo de aplicação de marca d'água no canto inferior direito (Foto: Anatole Klapouch)Imagem com exemplo de aplicação de marca d'água no canto inferior direito (Foto: Anatole Klapouch)
Você também pode posicionar sua assinatura próxima ao objeto principal da imagem, para dificultar uma possível remoção.
Imagem com exemplo de aplicação de marca d'água próxima ao objeto principal (Foto: Sakimichan)Imagem com exemplo de aplicação de marca d'água próxima ao objeto principal (Foto: Sakimichan)
Quer compartilhar seus trabalhos autorais? Conheça a licença Creative Commons
Caso você deseje que outras pessoas usem sua imagem, opte pelo uso da licença Creative Commons. Este licenciamento é uma maneira que a comunidade criativa mundial utiliza para facilitar o compartilhamento de trabalhos e esforços.
Licenciando seu trabalho pela “Atribuição – Uso não comercial – Não a obras derivadas”(BY-NC-ND), por exemplo, você autoriza que seu trabalho seja compartilhado nas redes sociais, desde que não haja uso comercial, alteração e que você seja citado como autor. Isto significa que você “ganha” a divulgação, e quem divulga seu trabalho não pode promover qualquer outra coisa usando sua imagem, pois isto seria um anúncio.
Conheça os tipos de licenciamento do Creative Commons.
Quadro explicativo sobre os tipos de licença Creative Commons (Foto: Reprodução)Quadro explicativo sobre os tipos de licença Creative Commons (Foto: Reprodução)
Mesmo que o website onde você hospeda seu portfólio não oferece recursos integrados para indicação do tipo de licenciamento, você pode fazer o download dos ícones “CC” ou do código HTML e adicioná-los na descrição de seu trabalho.
Minha imagem foi usada indevidamente, como devo proceder?
A primeira providência é solicitar ao responsável a exclusão da imagem dos meios onde ela foi publicada.
Se alguém está utilizando indevidademente um trabalho que foi desenvolvido para algum de seus clientes, esclareça que você não está de acordo com o ocorrido e procure assistência jurídica caso seja necessário.
Você também pode denunciar diretamente aos sites. Há recursos de proteção a direitos autorais, mas antes, leia os termos de utilização para ter certeza de que se trata de violação:
* Facebook - É preciso preencher um formulário. Acesse a página do Twitter que trata deste assunto.
* Twitter - O Twitter também disponibiliza um formulário específico para este tipo de denúncia. Somente o autor ou seu representante legal pode proceder com este tipo de denúncia. Acesse a página de orientações sobre denúncias de conteúdo multimídia.
* Instagram - Para formalizar uma denúncia, é preciso enviar as informações necessárias por carta, e-mail ou telefone. Na página de suporte do Instagram você encontra a lista dos dados necessários e o destinatário de sua reclamação.
Como saber se seus trabalhos “caíram na net”
Utilize a pesquisa reversa por imagem. As melhores opções são o Google Images e o Tiny Eye. Você envia sua imagem e o sistema de busca irá indicar em quais sites há imagens semelhantes. Aprenda a utilizar o sistema do Google para buscar imagens.
Interface da página de busca do Google, com destaque para o ícone que aciona o sistema de busca reversa por imagem (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Interface da página de busca do Google, com destaque para o ícone que aciona o sistema de busca reversa por imagem (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)
As redes sociais são a melhor ferramenta para impulsionar a visibilidade de um profissional. Conheça seus direitos, faça parceirias com páginas que respeitam os créditos dos autores e proteja seu trabalho.
Conheça o trabalho do fotógrafo Anatole Klapouch e da ilustradora Sakimi Chan.
Para o TechTudo

Via Verde Informática

Responsabilidade e Compromisso


Como adicionar uma marca d’água a suas fotos no Photoshop?





Colocar uma marca d'água em fotos no Photoshop é uma boa maneira para proteger suas fotografias. Siga o passo a passo abaixo e veja como é simples e rápido assinar suas fotos. Neste caso, fizemos uma marca d'água pequena, no canto esquerdo, para não atrapalhar a visualização da imagem, mas você pode optar por fazê-la em um tamanho grande.
Marca d'água feita no Photoshop é uma boa maneira para proteger imagens com direitos autorais (Foto: Isabela Catão)Marca d'água feita no Photoshop é ideal para proteger imagens com direitos autorais (Foto: Isabela Catão)
Passo 1. Abra o Photoshop e vá em "Arquivo" > "Novo" ("File" > "New"). Feito isso, desenhe ou escreva, usando a ferramenta "Ferramenta Texto Horizontal" ("Horizontal Type Tool"), aquela que será a sua marca d'água;
1Texto que será transformado em marca d'água (Foto: Reprodução/Isabela Catão)
Passo 2. Com a ferramenta Varinha Mágica ("Magic Wand tool") selecionada, clique nas letras segurando o Shift para fazer uma seleção.
2Com a ferramenta Varinha Mágica, clique no texto com o Shift pressionado (Foto: Reprodução/Isabela Catão)
Passo 3. Para fazer da sua seleção um carimbo, vá em "Editar" > "Defenir Predefinição de Pincel" ("Edit" > "Define Brush") e dê um nome à sua criação;
3Com o texto selecionado, vá em "Definir Predefinição de Pincel" (Foto: Reprodução/Isabela Catão)
4Dê um nome ao novo pincel criado (Foto: Reprodução/Isabela Catão)
Passo 4. Agora abra uma foto em que queira colocar sua marca d’água. Selecione a ferramenta Pincel e escolha o que acabamos de criar. Você pode optar pela cor e tamanho do pincel, e aplicá-lo onde preferir.
5Escolha o pincel que acabamos de criar e aplique na foto (Foto: Reprodução/Isabela Catão)
Pronto, agora suas fotos terão sua marca!
Fonte: TechTudo

Responsabilidade e Compromisso


Como alterar a privacidade de cada foto no Facebook



Facebook oferece a opção de configurar a privacidade de suas fotografias de uma forma geral. No entanto, você também pode configurar a privacidade de cada foto separadamente. É muito simples. Siga o passo a passo.

Passo 1. Entre no seu perfil no Facebook e abra a opção ‘Fotos’. Clique na imagem que você pretende configurar. Na coluna da direita há um símbolo ao lado da data de publicação da foto. Clique nele. Selecione a opção desejada como na figura abaixo.
Configure a privacidade de sua foto (Foto: Reprodução)Configure a privacidade de sua foto (Foto: Reprodução)
Passo 2. Se quiser restringir a foto a perfis específicos, clique na opção “Personalizado”. Uma nova janela irá se abrir. Coloque o nome das pessoas ou listas que não podem ver a foto na opção “Ocultar para”. Clique em “Salvar alterações”.
Selecione os amigos para quem a foto ficará oculta (Foto: Reprodução)Selecione os amigos para quem a foto ficará oculta (Foto: Reprodução)
Passo 3. Se sua foto estiver dentro de um álbum, você só poderá configurar a privacidade do álbum inteiro. Assim, repita o processo, mas em vez de definir a privacidade da foto, altere a privacidade do álbum.
Altere a privacidade de seu álbum (Foto: Reprodução)Altere a privacidade de seu álbum (Foto: Reprodução)
Pronto! A privacidade de suas fotos já está alterada.
Confira um vídeo oficial do Facebook que mostra todas as etapas (legendado):

Fonte: TechTudo


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quinze dicas para o PowerPoint



Introdução

O PowerPoint é o programa mais lembrado quando o assunto é apresentação de slides. Seja na escola, seja na faculdade, seja no trabalho, seja até mesmo em casa, seu uso é muito comum, razão pela qual o InfoWester apresenta a seguir quinze dicas para ajudá-lo a usar melhor os recursos oferecidos pela ferramenta. As dicas apresentadas nesta página foram testadas e validadas noPowerPoint 2003 e no PowerPoint 2007 em português do Brasil. Vamos a elas:

1 - Ao abrir um arquivo do PowerPoint, faça-o iniciar a apresentação imediatamente

Se você salvar seu arquivo do PowerPoint usando a opção de salvamento padrão (extensão .ppt no PowerPoint 2003 e anteriores, extensão .pptx na versão 2007), o programa sempre o abrirá de forma que você possa editá-lo. No entanto, você pode fazer com que o PowerPoint inicie a apresentação dos slides imediatamente, assim que o arquivo for aberto. Para isso, faça o seguinte:
- no PowerPoint 2003, vá ao menu Arquivo, escolha Salvar como e, no campo Salvar como tipo: da janela que surgir, escolha a opção Apresentação do PowerPoint. Note que o arquivo ficará com a extensão .pps;
- no PowerPoint 2007, clique no botão Office (no topo superior esquerdo da tela), escolha a opção Salvar como e, por fim, o item Apresentação de slides do PowerPoint. O arquivo ficará com a extensão .ppsx.
Agora, faça o teste. Feche o PowerPoint e clique no arquivo criado. Note que ele abrirá imediatamente no modo de exibição de slides. Para finalizar a apresentação, clique na tecla ESC de seu teclado.

2 - Volte ao início da apresentação rapidamente

Suponha que você tem uma apresentação com 30 slides e, lá pelo vigésimo, descobre que precisa, por algum motivo, começar a apresentação novamente. Para voltar ao início (ao primeiro slide), simplesmente pressione os botões esquerdo e direito do mouse ao mesmo tempo por dois segundos.

3 - Oculte a apresentação sem sair do PowerPoint

Durante a apresentação de slides, você pode deixar a tela do PowerPoint totalmente preta ou totalmente branca. Esse recurso é útil para, por exemplo, fazer os expectadores prestarem atenção em algo que você tem em mãos. Para isso, faça o seguinte:
- Para deixar a tela toda preta, pressione a tecla E em seu teclado;
- Para deixar a tela toda branca, pressione a tecla C em seu teclado.
- Para voltar à apresentação de onde ela parou, simplesmente pressione qualquer tecla.

4 - Use o slide em formato retrato

Suponha que você necessite gerar um cartaz sobre um evento qualquer. Você pode usar o PowerPoint para isso como um "quebra galho", afinal, ele possui interessantes recursos gráficos. Mas como fazer isso se o PowerPoint só gera slides no formato paisagem, sendo que o cartaz deve estar no formato retrato? Ao contrário do que muita gente pensa, o PowerPoint é capaz sim de gerar slides na orientação retrato:
- No PowerPoint 2003, vá em Arquivo / Configurar página. Na janela que surgir, escolha a orientação Retrato no campo Slides;
- No PowerPoint 2007, vá ao menu Design e, na opção Orientação do Slide, escolha Retrato.

Slide na orientação Retrato

5 - Insira imagens corretamente para evitar corrompimento do arquivo

Muita gente costuma inserir imagens no PowerPoint usando o recurso "copiar e colar". A princípio, isso pode não trazer nenhum problema, mas se sua apresentação tem muitos slides com figuras inseridas dessa forma, pode ser que alguma deixe de ser exibida durante a apresentação ou, no pior dos casos, o arquivo pode ficar corrompido por completo. Para diminuir as chances desses problemas ocorrerem, insira as imagens da maneira correta:
- No PowerPoint 2003, vá em Inserir / Imagem / Do arquivo. Na janela que surgir, vá ao diretório onde a figura está armazenada e selecione-a;
- No PowerPoint 2007, vá ao menu Inserir e clique no botão Imagem. Na tela que surgir, vá à pasta onde a figura esta armazenada e selecione-a.
Se você constatar que uma imagem que você quer inserir está no formato Bitmap (.bmp), considere converter esse arquivo para um formato mais leve, como JPEG (.jpg). Dessa forma, o tamanho do arquivo do PowerPoint não ficará grande.

6 - Crie álbuns de fotografia rapidamente

Pouca gente sabe disso, mas o PowerPoint permite a criação de álbuns de fotografia de maneira descomplicada e em poucos minutos. Para isso:
- No PowerPoint 2003, vá em Inserir / Imagem / Novo Álbum de fotografias. Na janela que abrir, clique no botão Arquivo/disco para localizar a pasta que contém as fotos. Note que você pode selecionar todas as imagens do diretório. Quando esse processo for concluído, você pode excluir ou alterar a ordem das fotografias na opção Fotografias no álbum. No campo Layout do álbum, você pode escolher se quer ver uma ou mais fotos por slide;
- No PowerPoint 2007, vá ao menu Inserir, clique em Álbum de Fotografias e, por fim, em Novo Álbum de Fotografias. Clique no botão Arquivo/disco para localizar a pasta que contém as fotos. Note que você pode selecionar todas as imagens de uma só vez. Feita a seleção, você pode excluir ou alterar a ordem das fotografias na opção Fotografias no álbum. No campo Layout do álbum, você pode escolher se quer uma ou mais fotos por slide. Note que também há um botão que permitir exibir slides abaixo da fotografia e outro que faz com que as imagens fiquem todas em preto e branco.

Criando álbum de fotos no PowerPoint
7 - Cuidado com a escolha das fontes

Você criou uma apresentação muito bacana, mas ao abrí-la em outro computador, percebeu que uma das fontes que escolheu é diferente. Isso certamente ocorreu porque essa fonte não está instalada no computador em questão. Para evitar problemas desse tipo, utilize apenas fontes que você sabe serem comuns, como Arial, Verdana, Times New Roman e Tahoma.

8 - Mude a posição dos slides rapidamente

Precisa mudar a posição de algum slide? É fácil:
- No PowerPoint 2003, vá em Exibir e escolha Classificação de Slides (ou clique no botão Modo de Classificação de Slides). Na tela que surgir, basta arrastar com o mouse o slide para posição desejada;
- No PowerPoint 2007, clique no botão Classificação de Slides ou vá ao menu Exibição e escolha o referido botão. Agora, basta arrastar com o mouse qualquer slide para a posição que quiser.

9 - Não insira muito texto

Numa apresentação, não é conveniente exibir slides com muito texto. A melhor opção é inserir apenas tópicos que dão destaque ao que você vai abordar. No entanto, se a inserção de textos longos realmente for necessária, divida-o em vários slides, já que mantê-lo em um slide só exigirá um tamanho de fonte pequeno, coisa que pode atrapalhar a leitura de quem está longe da tela.

10 - Mova itens nos slides com precisão

Se você inseriu uma figura ou um objeto qualquer em um slide, pode necessitar posicioná-lo de maneira precisa. Uma das formas para isso é selecionar o item e movimentá-lo usando as teclas de seta do teclado. Todavia, essas teclas fazem com que o objeto dê pequenos "pulos" para se movimentar. Para fazer com que o item se mova de forma contínua, sem os pequenos pulos, selecione-o e utilize as teclas de seta mantendo o botão Ctrl do teclado pressionado. No PowerPoint 2003, essa mesma instrução vale para redimensionar o tamanho dos itens do slide.

11 - Insira caracteres e símbolos especiais

Precisa inserir caracteres ou símbolos especiais, como eurosinal de desigualdadecopyright, entre outros? É fácil:
- Na versão 2003, clique em uma caixa de texto qualquer ou insira uma e vá em Inserir / Símbolo. Agora, escolha o caractere que quiser;
- No PowerPoint 2007, insira uma caixa de texto ou crie uma, vá em Inserir e clique no botão Símbolo. Em seguida, basta selecionar o caractere desejado e clicar em Inserir.
Note que essa opção somente é acessível durante a manipulação de textos.

12 - Salve seus slides como imagem

Como diz a dica número 4, o PowerPoint pode ser usado como um "quebra galho" para a geração de trabalhos gráficos. Se você fez um cartaz, por exemplo, provavelmente irá querer tê-lo em um formato de imagem. Para isso, faça o seguinte:
- No PowerPoint 2003, vá em Arquivo / Salvar como e, no campo Salvar como tipo:, escolha um dos formatos de imagem disponíveis: GIF, JPEG, PNG, TIFF ou BMP;
- Na versão 2007 do software, clique no botão Office, vá em Salvar Como e selecione Outros Formatos. Depois, escolha um dos tipos de imagem disponíveis (são os mesmos da versão 2003).
Note que se a apresentação tiver mais de um slide, o programa poderá perguntar se você quer salvar todos os slides como imagem ou somente o atual.

13 - Use grades para posicionar melhor os itens do slide

Se os slides de sua apresentação forem muito detalhados, talvez o uso de grades lhe ajude a posicionar melhor todos os itens. Para ativar essa opção, clique com o botão direito do mouse sob o slide atual e escolha a opção Grades e Guias. Na janela que surgir, escolha o espaçamento desejado e clique no botão Exibir grade na tela. Para desativar esse item, basta executar o procedimento contrário.

Slide com grades


Note que as grades servem apenas para ajudá-lo no posicionamento dos itens, portanto, não aparecerão durante a apresentação. O procedimento acima vale para ambas as versões do PowerPoint tratadas nesta página.

14 - "Escreva" no slide durante a apresentação

Se você quiser destacar uma palavra, uma frase ou qualquer outro item do slide durante a apresentação, basta clicar com o botão direito do mouse no slide e escolher Opções de ponteiro. Nesse menu, escolha uma caneta ou o marca-texto. Agora, você poderá "rabiscar" o slide e fazer os destaques que quiser. Note que, quando você finalizar ou mudar de slide, o programa perguntará se você quer salvar esses "rabiscos". Essa dica vale para ambas as versões do PowerPoint tratadas aqui.


15 - Mova slides de uma apresentação para outra

Você está trabalhando em uma apresentação e se lembra de alguns slides de outro arquivo que seriam úteis. Deve ser difícil copiar de um arquivo para o outro, não? Na verdade, esse procedimento é muito simples. Em primeiro lugar, abra ambas as apresentações e:
Na versão 2007, vá em Exibição e clique no botão Classificação de Slides. faça esse procedimento nos dois arquivos. Depois, ainda em Exibição, vá à área Janela e clique em Organizar todas. Note que o PowerPoint exibirá ambos os arquivos ao mesmo tempo, um ao lado do outro. Agora, basta arrastar os slides desejados de uma apresentação para a outra.- No PowerPoint 2003, vá em Exibir e escolha Classificação de slides. Faça isso nas duas apresentações. Em seguida, vá ao menu Janela e clique em Organizar todas. Ambas as apresentações serão exibidas ao mesmo tempo, lado a lado. Agora, basta arrastar os slides que quiser de uma para a outra;

Apresentações lado a lado: basta arrastar os slides de um lado para o outro


Para fazer com que o PowerPoint volte a exibir uma apresentação por vez, basta clicar no botão Maximizar (o botão do meio dos três que aparecem no canto superior direito) de qualquer arquivo.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

20 Dicas para você detonar no Google



Vá além do básico e aprenda a refinar suas pesquisas para obter melhores resultados.

Google, como ferramenta de pesquisa, é muito mais complexo do que aparenta sua singela página inicial. Existe um verdadeiro arsenal de opções para refinamento de busca que a maior parte dos usuário simplesmente desconhecem.

Nós reunimos algumas delas. Confira:
1) Estou com sorte!
É realmente incrível: muitas pessoas simplesmente nunca prestaram atenção no segundo botão de pesquisa abaixo da caixa de pesquisa do Google. Repare que, quando você entra na página principal, existem dois botões: "Pesquisa Google" e "Estou com sorte". Como normalmente digitamos e que queremos e em seguida pressionamos [ENTER], o Google executa automaticamente o evento do botão "Pesquisa Google". Isso faz com que o recurso "Estou com sorte" passe despercebido para muitos usuários. O "Estou com sorte" redireciona seu navegador automaticamente à primeira página encontrada na pesquisa e, em combinação com outras tags (que você poderá conferir adiante), este recurso torna-se muito valioso, levando-o exatamente ao site que você deseja sem que para isso você tenha que ler páginas e mais páginas de resultado de pesquisa.
Experimente digitar na pesquisa: "Superdownloads" e em seguida pressionar o botão ?Estou com sorte?.
Detalhe: se você estiver usando o "Chrome" como navegador, talvez você não consiga clicar nesta opção, já que o navegador do Google dá preferência para a ferramenta "Suggest", que lista automaticamente algumas sugestões de pesquisa. Para usuários do IE, basta clicar fora da caixa de pesquisa e clicar no botão mencionado.

2) Usando aspas duplas
Você pode ainda não ter percebido, mas usar ou não aspas duplas em uma pesquisa do Google faz muita diferença. Se você digita "Receita de bolo de chocolate", o Google irá mostrar somente páginas de site que contenham exatamente esta sequência de palavras. Se você digitar Receita de bolo de chocolate, o Google irá mostrar os sites que apresentam todas as palavras digitadas, independente se elas estão na seqüência que você digitou ou não (ou seja, formando a frase que você digitou ou simplesmente espalhadas pela página). Desta forma, se você deseja um resultado mais preciso, que encontre exatamente a frase do jeito que você digitou, use aspas duplas. Se você pretende uma busca mais genérica, não use aspas. 

3) Forçando o Google a incluir um termo na pesquisa (Operador +)
Algumas palavras, às vezes, são ignoradas pelo mecanismo de busca do Google. Isso acontece porque o Google utiliza o conceito de "stop words". "Stop Words" são palavras que o mecanismo ignora por serem irrelevantes à maioria das pesquisas. Por exemplo, em Bolo de Chocolate a palavra "de" é normalmente ignorada (a não ser que a frase inteira esteja entre aspas duplas). Mas se usar aspas duplas não traz exatamente o resultado que você deseja, existe uma outra maneira de fazer com que o Google inclua uma palavra digitada na pesquisa. Basta acrescentar como prefixo o sinal "+". Isso força o mecanismo a encontrar determinado termo. Um bom exemplo seria procurar por Star Wars Episode I. Se você não colocar a frase inteira entre aspas, o mecanismo irá ignorar o "I". Para forçar a pesquisa de "I", digite Star Wars Episode +I. O sinal "+" também serve para fazer com que o google não procure por similares. Por exemplo, se você digitar favorite +book, o google procurará por favorite e, também, por favourite. Para evitar isso, acrescente um sintal de mais em favorite, ou seja, +favorite.
Observação: não coloque o sinal de + seguido de espaço. O sinal deve ficar "colado" na palavra desejada.

4) Forçando o Google a excluir um termo da pesquisa (Operador -)
Se você deseja procurar, por exemplo, por "salsa" (planta), mas quer evitar os resultados que tem relação com a dança salsa, basta digitar: salsa -dança.

5) Forçando a inclusão de similares (Operador ~)Ao usar o operador "~" como prefixo para seus termos de pesquisa, você está informando o mecanismo do Google que ele está autorizado a exibir como resultado termos similares ao que foi digitado. Por exemplo ~correr retorna, além do termo "correr", termos como "corrida", "corra", etc... 
Observação: Este operador parece funcionar melhor para termos em inglês.

6) Um ou outro, mas não ambos! (Operador |)
O operador | (barra vertical ou "pipe") funciona como um operador lógico "OU". Aliás, a barra pode ser substituída por essa palavra. O resultado é o mesmo.
Este operador faz com que o Google devolva resultados relacionados a um termo de pesquisa ou outro, mas não ambos em um mesmo local. Por exemplo, o termo de pesquisa Tahiti | Hawaii retorna resultados sobre Tahiti e Hawaii, mas não retorna páginas onde existam essas duas palavras simultaneamente.
Adicionalmente você pode incluir mais termos neste tipo de pesquisa, por exemplo:
Tahiti | Hawaii | Fiji

7) Trabalhando com intervalos numéricos (Operador ..)
Quer saber informações sobre Guerras ocorridas entre os anos de 1900 e 2000? É fácil. No Google digite guerra 1900..2000. Quer saber sobre revoluções ocorridas entre 1500 e 1900? Digite revolução 1500..1900.

8) Trabalhando com curingas (Operador *)
O operador *, num termo de pesquisa que estiver entre aspas, funciona como o caractere curinga do DOS. Por exemplo: Digamos que você não se lembre do nome completo do famoso diretor de cinema Francis Ford Coppola. Se você digitar ?Francis * Coppola? no Google, o mecanismo de busca irá substituir o * por qualquer palavra que exista entre as palavras Francis e Coppola. No nosso caso, a palavra Ford.

9) Modificando o número de resultados por página de pesquisa
Você não precisa ir ao formulário de pesquisa avançado para modificar o número de resultados por página que o mecanismo de busca do Google retorna. Basta fazer a pesquisa normalmente e, após o Google exibir o resultado, acrescentar &num=x no final da string URL no navegador, onde x é o número desejado por página.

10) Especificando tipo de arquivo para os resultados
Você pode filtrar os resultados obtidos por tipo de arquivo. Por exemplo, se você procura por "Universo" e deseja receber somente os resultados que estiverem no formato PDF, então basta usar o operador de pesquisa "filetype:". Exemplo: universo filetype:pdf

11) Forçando o Google a procurar em um site específico
Se você deseja receber os resultados de pesquisa provenientes de um único site, basta utilizar o operador "site:". Por exemplo downloads site:superdownloads.com.br

12) Forçando o Google a procurar em um tipo específico de domínio
Pode ser que você queira excluir os sites comerciais (.com) do resultado de suas pesquisas. Digamos, por exemplo, que você quiera procurar por "universo" somente em sites governamentais (.gov). Para isso, use a seguinte string de pesquisa: universo site:.org

13) Forçando o Google a procurar o termo desejado somente no endereço
Você pode fazer com que o google "olhe" apenas no endereço para procurar por um termo. Por exemplo: allinurl:cachorro irá retornar somente sites que contenham a palavra cachorro em seus links URL.

14) SafeSearch
O Google dispõe de um mecanismo que pode filtrar automaticamente conteúdo pornográfico ou sexualmente explícito. Basta incluir, ao final da url de pesquisa, a string &safe=active

15) Busca por sites semelhantes
Você pode procurar por sites parecidos com algum outro que você já conhece. Por exemplo, para procurar por sites semelhantes ao www.guiadohardware.net, digite related:www.guiadohardware.net

16) Busca por sites que têm link para um site específico
Você pode tentar descobrir quais são os sites que possuem link para o seu site usando o operador "link:". Por exemplo, para saber quais são os sites que têm link para o site fazenda.gov.br, digite link:www.fazenda.gov.br

17) Buscar somente nos campos de título de uma página
Se o que você está procurando tem que estar no título de uma página, utilize o operador "allintitle:". Por exemplo: allintitle:carros

18) Buscar somente no texto de uma página
Se o que você está procurando tem que estar no texto de uma página, utilize o operador "allintext:". Por exemplo: allintext:carros

19) Pesquisando dentro do cache do google
O Google normalmente armazena uma versão do site em um cache particular, de modo que você pode consultá-lo caso o site que você esteja procurando estiver fora do ar. Para fazer isso, utilize o operador "cache:". Por exemplo:cache:www.fazenda.gov.br

20) Calculadora
O Google pode ser usado como uma calculadora. Experimente, por exemplo, digitar:
2 + 2 (2 mais 2)
2 ? 2 (2 menos 2)
2 * 2 (2 vezes 2)
2 ^ 2 (2 elevado à 2)
2 sqrt 2 (raiz quadrada de 2)
5*9+(sqrt 10)^3=


Fonte: superdownloads