terça-feira, 23 de outubro de 2012

Filtros de linha, estabilizadores e no breaks: Qual a diferença?





Um mal do mundo tecnológico é que praticamente todas as casas não estão prontas para tantos equipamentos elétricos. Quartos e escritórios possuem no máximo 3 tomadas, sendo que cada uma em um canto. Por isso, todas as casas possuem algum tipo de extensão.
Quando falamos em equipamentos elétricos mais sensíveis, sempre pensamos em 3 tipos de extensões elétricas: Filtro de linha (régua), estabilizadores e nobreaks. Mas qual a diferença entre estes 3 produtos?
Antes de falar sobre cada um deles, vamos falar dos possíveis problemas elétricos.
Brownouts, surtos e spikes
Infelizmente a rede elétrica do Brasil não é de boa qualidade. Além de possui uma grande variação de tensão (brownouts ou sub-tensão e surtos ou sobre-tensão) temos também a tradicional falta de luz devido à rede sobrecarregada ou em decorrência das chuvas de verão. Por isso, não basta somente dividir a energia com um simples “bejamim” ou “T”.
Essas variações de tensão (90V em um brownouts ou até 200V em um surto), mesmo em um curto intervalo de tempo, pode ser prejudicial para a fonte dos equipamentos ou até mesmo para a parte eletrônica do computador.
Em regiões com muitos raios, podem ocorrer descargas elétricas (spikes) que também podem queimar seu equipamento. Esses grandes picos de energia podem ocorrer também devido a problemas no transformador que alimenta a região ou devido a volta da energia depois de um corte prolongado.
Para tentar diminuir esses problemas elétricos, existem vários tipos de equipamentos que funcionam como filtro da rede elétrica. São eles:  filtro de linha, estabilizador e o nobreak.
Filtros de linha
Filtros de linha no e-Facil.com.br: bom custo x benefício.
O filtro de linha é uma extensão elétrica com 2 componentes de segurança: um fusível que protege contra um aumento súbito de tensão (ou um consumo de corrente acima do normal) e um varistor ou MOV, que protege o conjunto contra pequenos picos de tensão.
Varistores (azul), responsáveis por diminuir pequenos picos de tensão.
Algo que pouca gente sabe é que os varistores possuem vida útil, portanto ou ele ou o conjunto inteiro devem ser trocados de tempos em tempos, variando de acordo com o trabalho que ele teve (vários pequenos picos ou um grande pico).
Outro papel do filtro de linha é diminuir a interferência na rede elétrica causados por equipamentos mecânicos ligados na rede elétrica, como liquidificador, ventiladores, batedeira, etc. Principalmente se você utiliza monitores de tubo.
Estabilizadores de energia
Estabilizadores no e-Facil.com.br: Ideal para redes com variação de tensão.
Como o próprio nome diz, a função dos estabilizadores é estabilizar a energia, entregando-a com a menor variação de tensão. Ele era muito utilizado junto com os modelos mais antigos de TVs.
Atualmente ele é bastante indicado em casas onde ocorre queda de tensão ao ligar outros equipamentos que consomem muita energia, como chuveiro, geladeira e ar condicionado. Nesse caso, o estabilizador nivela novamente a tensão, fornecendo a energia correta para o bom funcionamento dos equipamentos.
Nobreak
O Nobreak é uma bateria que entra em ação assim que a energia cai, permitindo que você salve arquivos importantes e/ou desligue seu computador, evitando que arquivos do sistema operacional se corrompam.
Existem 2 tipos de nobreaks no mercado: online, onde a energia sempre vem da bateria ao mesmo tempo que a rede elétrica recarrega a bateria, e a offline, onde a bateria entra em funcionamento assim que a energia elétrica é cortada. A primeira é mais cara e indicada somente para servidores e/ou equipamentos mais sensíveis, enquanto o segundo, devido ao preço bem mais acessível, serve para o uso doméstico.
Dentro de um mesmo modelo de nobreak, existem diversas capacidades de alimentação da bateria, normalmente fornecido em VA (Volt-Ampères). Para calcular qual o nobreak ideal para seu caso, faça a seguinte conta:
a) Verifique o consumo de cada equipamento. Se possuir somente os valores da tensão (Volts) e da corrente (Ampère), basta multiplicar os dois e pronto. Caso você tenha somente este valor em Watts e se tratar de um equipamento eletrônico (fator de potência = 0,64), multiplique o valor por 1,52.
b) some todos os resultados
c) verifique se o resultado final é inferior ao fornecido pelo nobreak. O ideal é que este valor fornecido seja 30% superior ao valor encontrado na soma dos produtos.
Agora que você sabe a diferença entre os 3 tipos de equipamentos, vamos a algumas dicas:
1- Estes equipamentos são criados para a utilização em equipamentos eletrônicos, portanto não servem para ligar equipamentos como aspirador de pó, liquidificado, ventilador, etc.
2- Ambos os 3 possuem um limite de tensão. Calcule qual o consumo de todos os equipamentos que você ligará e escolha o modelo ideal para o seu caso.
3- Para melhorar o desempenho do no break, o ideal é ligar somente os equipamentos essenciais para o desligamento do computador: Monitor, computador, HDs externos, roteador e modem. Outros equipamentos como impressora, scanner, caixas de som etc devem ficar de fora.
4- NUNCA ligue um estabilizador entre o nobreak e o computador ou entre o nobreak e a tomada. Ambos trabalham melhor sozinhos, e tanto a variação de tensão fornecida pelo estabilizador quanto as ondas “quadradas” fornecida pela bateria do nobreak são prejudiciais entre eles. Para aumentar o número de entradas do no break, o ideal é usar um filtro de linha.
5- A maioria dos equipamentos possuem padrão antigo de tomadas, enquanto os novos equipamentos de energia elétrica são vendidos no novo padrão de tomadas! Não esqueça de comprar adaptadores!
6- A principal função do Nobreak é fornecer energia para que dê tempo de você salvar seus trabalhos e desligar o computador de maneira segura. Ele não serve para você continuar trabalhando horas e horas durante uma falta de luz.
7- Aterramento é IMPORTANTÍSSIMO para que todas as funcionalidades de segurança dos três equipamentos funcionem de maneira correta. Além disso, é muito importante sempre aterrar as tomadas onde são ligados equipamentos eletrônicos para evitar choques.
8- Leia o manual e coloque o fusível correto. Normalmente, o fusível que vem ligado no equipamento é para 220V.
9- Existem nobreakscom entrada bivolt ou que são SOMENTE 110V OU 220V. Importante verificar isso antes de adquirir um equipamento. Também verifique a tensão da saída que ele fornece!
10- Tenha sempre um fusível reserva (esquerda). Eles podem ser encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos. Não esqueça de verificar qual a corrente máxima dele (no meu caso, de 10A). Para identificar um fusível queimado, basta verificar se o filamento dentro dele está queimado!

Espero que aproveitem as informações.
=o>


sábado, 20 de outubro de 2012

Os novos botões do Windows 8



Novo Windows traz novos botões que facilitam interação com o sistema


Windows 8 chega ao mercado no final de Outubro (26) com duas certezas. A primeira é a substituição do Menu Iniciar pela nova Tela Inicial. A segunda é a nova interface com os blocos dinâmicos. Ao lado das duas novidades mais populares do Windows, uma também tem sido frequentemente comentada em sites especializados: os botões, chamados de Charms em inglês. 
Os botões nada mais são que uma maneira diferente para chegar em pontos específicos de configuração, pesquisa e execução do Windows. Sendo assim, os botões têm como objetivo agilizar o método de inicialização de tudo e substituir a maneira de interação do velho Iniciar. Já dissemos, em outro post,qual foi a intenção da Microsoft em refazer o Menu
Um exemplo claro de como vai ser a nova interação está na barra lateral. Ao usar um atalho (tecla Windows + C), a barra lateral de botões aparecerá numa faixa esquerda da tela com 5 opções diferentes. Nela, será possível pesquisar, compartilhar arquivos, acessar a Tela Inicial e dispositivos integrados, como um segundo monitor; e configurar o Windows.
 

 

Pesquisar, Compartilhar, Iniciar, Dispositivos e Configurações 

Ao clicar em Pesquisar (tecla Windows + Q), você vai poder encontrar conteúdos específicos em aplicativos, configurações de sistema ou arquivos. E, como trata-se de uma busca indexada, quando digitar uma letra, terá resultado imediato. No Windows 7, a busca instatânea não mostrava todos resultados. Tínhamos apenas uma prévia do que o sistema encontrou. Agora ele mostra tudo. 
 
Em Compartilhar (tecla Windows + H), será possível trocar links e arquivos com qualquer pessoa dos seus contatos de forma muito simples. Fotos, vídeos, músicas e qualquer sorte de arquivo multimídia poderão ser enviados por e-mail ou compartilhados em redes sociais, por exemplo. Na terceira opção, Iniciar, terá acesso a Tela Inicial, o grande diferencial do Windows 8. Os aplicativos baixados e instalados aparecerão nesta tela. Informações dinâmicas, como previsão do tempo, serão mostradas sem requisitar a abertura do aplicativo. 
 
Em Dispositivos (tecla Windows + K), você terá um panorama de todos dispositivos instalados. Se um segundo monitor estiver instalado, por exemplo, aparecerá um ícone em Dispositivos chamado Segunda Tela. Este recurso cria uma espécie de atalho para você duplicar a imagem do Segundo Monitor, Extender a Tela ou direcionar a exibição do Windows no segundo monitor. 
O último recurso, Configurações, permite controlar o Windows em todas instâncias. Painel de controle, Personalização, Informações do PC, Ajuda, Conexão, Nível de volume, Brilho, Notificações, Desligar e outras funções de sistema estarão disponiveis ali. O menu de configurações é alterado de acordo com local que você estiver. Caso esteja vendo a Tela Inicial, poderá configurar os blocos e adicionar programas de sistema à tela.

Veja alguns atalhos úteis! 
Windows + Q = Abre pesquisa por aplicativos
Windows + F = Abre pesquisas por arquivos
Windows + C = Barra lateral de botões
Windows +  I  = Abre menu de configurações
Windows + K = Abre menu de dispositivos
Windows + H = Abre menu de compartilhamento
Windows + L = Volta para menu de login
Windows + D = Abre Desktop
"A matéria acima é um publieditorial. Este aviso faz parte da política de transparência do Superdownloads em informar quando uma matéria é patrocinada".


Fonte: superdownloads